sábado, março 23, 2019

Fronteira entre Ucrânia livre e Donbas ocupada: a corrida de sobrevivência

Cinco anos atrás, instigados pelos separatistas, alguns moradores de Luhansk barravam o caminho do exército ucraniano e gritavam pelo Putin. Em resultado receberam o recolher obrigatório, terroristas armados e estatuto da região permanentemente depressiva.
Na primavera de 2014 Luhansk e Donetsk caíram nas mãos dos separatistas. Ucrânia não tinha conseguido organizar a sua defesa face ao rápido avanço das forças russo-terroristas na sub-região de Donbas. Neste momento os moradores de Luhansk são obrigados de correr e muito rápido, logo às 6h00 de manha, para serem primeiros na fila para entrar na Ucrânia livre. É lá, na terra dos “faxistas” e “banderas”, onde eles recebem diversas ajudas sociais, compram a comida ou medicamentos.
Foto e vídeo foram tirados na localidade de Stanytsya Luhanska na região de Luhansk
Em 2004, no decorrer da Revolução Laranja, os barões locais afirmavam, com pompa e circunstância, que “Donbas alimenta Ucrânia”. Hoje, eles não são capazes de alimentar à si próprios. Algo que acontece com os adoradores do “mundo russo”, quando este mundo realmente se abate sobre as suas cabeças.

A “novoróssia” é uma local bastante real, mas não é uma coisa particularmente bonita... 
A Novorossia real

Sem comentários: