segunda-feira, março 21, 2016

A obra literária do ciborgue-poeta

O músico ucraniano Martin Nebog e amigos, decidiram gravar a canção “Tuman” (Nevoeiro), com a letra escrita pelo ciborgue Stanislav “Papik” Paplynsky, militar ucraniano que participou na defesa do aeroporto de Donetsk e passou 197 (!) dias no cativeiro russo-terrorista.

Stanislav Paplynsky é pára-quedista da cidade de Zhytomyr, ele foi chamado ao Exército da Ucrânia na 2ª onda de mobilização, servindo como condutor mecânico do blindado ligeiro MTLB na 81ª Brigada das FAU. Stanislav caiu no cativeiro terrorista no dia 20 de janeiro de 2015, após a explosão do 2º terminal do aeroporto, quando dirigia um dos três blindados ucranianos que iam ao aeroporto para socorrer os seus camaradas feridos. No dia 6 de agosto de 2015 ele voltou para casa, mudando-se de Zhytomyr para Ivano-Frankivsk na Ucrânia Ocidental. Não gosta quando o chamam de cigorgue...   
Stanislav no cativeiro terrorista, no meio da foto com a cabeça ligada
Gravação e mastering @FAUST RECORDS
Escutar a música: Tuman – Nevoeiro

No cativeiro terrorista Stanislav começou compor a poesia, até agora ele já escreveu mais de 100 versos. Um dos mais populares Stanislav Paplynsky explica assim: «permanecendo no cativeiro, eu permanentemente ouvia sempre a mesma pergunta. Até que escrevi o verso sobre essa questão».

PORQUE VIESTE MINHA TERRA?

Por que veio à minha terra?
O combatente russo me pergunta
Dizia que é voluntário
Insatisfeito com o salário

Por que minha terra vieste?
Se mete na alma checheno nervoso,
Saca a faca afiada
Cortar ameaça como cão raivoso

Por que ao meu terra veio?
Pergunta iacuta bem aparvalhado
Na tropa serve muito bem
Em casa o espera um veado

Por que vieste meu terra?
Uzbeque interessado fica
De tanto rir que seus olhos
Se ficaram bem em bico

Uzbeque! Iacuta! Checheno e russo!
Sou um homem e não a alimária
Donbas é a minha terra natal
Donbas para sempre UCRÂNIA!

Original | tradução @Ucrânia em África

A entrevista com o herói da Ucrânia:
https://www.youtube.com/watch?v=UUPKi0lTprg
Bónus

Ucrânia já é o segundo país do mundo em número proporcional de gatos por 1000 habitantes. Na Ucrânia vivem 7,7 milhões de felinos, ou seja 169 Murchyk por cada mil cidadãos, atrás apenas dos EUA com 76,5 milhões e 237 gatos por 1000 pessoas.

Sem comentários: