segunda-feira, março 28, 2016

O Centro Ucraniano de Imprensa é lançado em português

Os ativistas da Diáspora ucraniana em Portugal lançaram na Internet em forma da página Web e na rede Facebook o Centro Ucraniano de Imprensa que pretende divulgar as notícias e organizar os eventos, dedicados à atualidade da Ucrânia em português.

O objectivo do projeto é fornecer as informações oportunas e precisas sobre os acontecimentos na Ucrânia ao público mais amplo em português.
O conteúdo do projeto: semanalmente é preparado o digest de principais notícias ucranianas em português que é oferecido aos jornalistas, especialistas em diversas áreas sociopolíticas, deputados da AR e pessoas interessadas em atualidade ucraniana e internacional, provenientes de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e outros países lusófonos.

De momento no projeto trabalha uma equipa de 6 tradutores e 2 editores do Porto e Lisboa, bem como os seus parceiros do “Ukraine Crisis Media Center” de Kyiv.

As páginas do projeto: http://uacrisis.org/pt , todos os interessados também são convidamos à seguir e compartilhar a página do Centro na Facebook.

O centro será grato pelas vossas sugestões, críticas e contribuições!

Atenciosamente, Tetiana Franchuk (Porto)
A juventude da comunidade ucraniana em Portugal

Os ucranianos de Portugal protestam contra o ex-embaixador da Ucrânia

A comunidade ucraniana residente em Portugal ficou bastante preocupada com a presença do ex-embaixador da Ucrânia Sr. Okexandr Nikonenko, apoiante fervoroso do regime corrupto do Viktor Yanukovych em particular e da política pró-russa em geral, como um dos palestrantes no III Seminário Internacional de Segurança Transatlântica que terá lugar no dia 12 de Abril de 2016 no Instituto de Defesa Nacional em Lisboa.
Foi por iniciativa da comunidade ucraniana em Portugal, que sr. Nikonenko foi convidado pelo governo ucraniano à regressar à Ucrânia e não o representar mais o país ao nível internacional porque não defendia os interesses ucranianos.

Achamos também, que na atual situação de assim chamada “guerra híbrida” que Federação Russa mantém contra Ucrânia, a representação da posição ucraniana deve ser feita pela embaixadora actual, a Sra. Inna Ohnivec que representa o governo legítimo e não pelo ex-embaixador que perdeu o nosso voto de confiança. Solicitamos aos organizadores do evento substituir a participação do Sr. Nikonenko pela Senhora embaixadora da Ucrânia.
Na nossa opinião, desta forma V. Excias ajudariam na não divulgação da propaganda do governo russo ao nível internacional que já originou diversos conflitos, entre os quais a guerra na Ucrânia.

Com os melhores cumprimentos,
Presidente da Associação dos ucranianos em Portugal, www.spilka.pt
Pavlo Sadokha

Escrever ao Instituto da Defesa Nacional:

Sem comentários: