1978,
cidade de Yalta, o líder soviético Leonid Brejnev (no meio, de camisa branca), um grande apaixonado pelos
carros, olha para a novidade fabricada na cidade ucraniana de Zaporizhia — ZAZ–1102
«Tavria».
Brejnev
gostou da viatura e esta deveria ser fabricada em série à partir de 1981. ZAZ “Tavria”
seria a pioneira na nova classe automóvel soviética: hatchback de três portas com
a tração dianteira.
Mas
o caso foi tomado pelos burocratas, a fábrica ucraniana recebeu uma nova tarefa
técnica, o engenheiro chefe foi enviado à cidade de Togliatti, onde ele “criou”
VAZ-2108 (Lada Samara). O segredo da decisão é simples: no Ministérios dos transportes
da URSS trabalhavam diversos ex-funcionários de “AutoVaz” (Lada). A «Tavria» começou
ser fabricada na Ucrânia em série apenas em 1988.
Embora
parcialmente copiada da “Austin Metro City” e/ou da “Ford Fiesta”, ZAZ–1102 «Tavria» possuía a tração
dianteira e uma excelente aerodinâmica, caixa de 5 velocidades; pesava 800 kg e
tinha um tanque de combustível de 50 l. Ganhava bem a velocidade e chegava à velocidade
de cruzeiro de 90 km/h. Os bancos desdobravam-se de maneira quase ideal para
formar a cama. As suas maiores desvantagens: eversão ruim e rodas originais (fonte).
Ucrânia
na Eurovisão 2016
A cantora ucraniana Jamala, irá representar Ucrânia
no festival Eurovisão 2016 com a composição “1944”, dedicada ao genocídio soviético
de deportação dos Tártaros da Crimeia, crime da limpeza
étnica que teve o lugar em maio de 1944.
https://www.youtube.com/watch?v=q92kl9mRVPs&sns=fb
Sem comentários:
Enviar um comentário