quinta-feira, fevereiro 18, 2016

2º aniversário da Revolução ucraniana: a morte da Centena Celestial

No dia 18 de fevereiro de 2014 o regime do Yanukovych apostou tudo no esmagamento da Revolução de Dignidade: destacamentos especiais da polícia, franco-atiradores do spetsnaz da Crimeia, juntamente com os bandidos titushki começaram matar os ativistas desarmados (ver fotos).
O jovem de olhos vedados, Mykyta P., sobreviveu, felizmente não perdeu a visão,
embora foi ferido com a gravidade média na base do crânio  
O movimento Euromaidan que começou em 21 de novembro de 2013 como protesto pró-Europa absolutamente pacífico, evoluiu até a resistência que defendia metro-a-metro o território de liberdade no coração de Kyiv.
Os manifestantes acabaram por serem alvos de fogo real por parte da polícia afeta ao regime, que também usava o gás ou as granadas de luz e som. Mais de 2.500 ucranianos foram feridos nos confrontos, mais de 100 manifestantes foram assassinados no centro de Kyiv. Eles são conhecidos como a Centena Celestial, homens e mulheres de diversas idades e de todas as regiões da Ucrânia que morreram para que outros pudessem prosseguir com a Revolução.
O direto da Rádio Liberdade do dia 18 de fevereiro de 2014, rua Instytutska, arredores do Parlamento ucraniano: http://bit.ly/1PHvKDr


https://www.youtube.com/watch?v=xuodAcyGz94

Sem comentários: