sábado, fevereiro 06, 2016

Agricultura ucraniana: 1 ano da ausência russa

A zona de comércio livre com a UE, o total embargo russo contra as exportações alimentares ucranianas, bloqueio de trânsito [da Crimeia], sanções recíprocas da Ucrânia [...] levaram o setor agrícola ucraniano à um novo nível de desenvolvimento qualitativo.

Dezenas de empresas ucranianas continuam à receber a certificação da UE, exportando a sua produção à Europa Comunitária. Começou a exportação de laticínios para a China e o número das empresas [ucranianas] que recebem a certificação chinesa aumenta constantemente. As relações económicas entre Ucrânia e os países de Médio Oriente, Ásia Central e África testemunham um renascimento sem precedentes.
   
Em 2015 o complexo agro-industrial ucraniano conseguiu impensável: praticamente a total reorientação do mercado russo aos mercados da Ásia, UE e África. A estatística mostra a veracidade dos factos: em 12 meses de 2015 o mercado agrícola ucraniano movimentou 18,5 biliões de dólares, destes – 14,8 biliões de exportações e 3,7 biliões de importações.

Ásia representou 40% das transações (7,4 biliões de USD), países da EU – 32% (5,9 biliões) e África – 12% (2,2 biliões). O saldo comercial positivo foi de 11 biliões de dólares, 400 milhões à mais do que em 2014.
O top-5 dos países do comércio agrícola com Ucrânia é composto por China – 7,2% (1,3 biliões de USD), Índia – 6,5% (1,2 biliões), Egito – 5,7% (1 bilião), Turquia – 5,3% (993,4 milhões de USD) e Espanha – 5,3% (987,2 milhões).

Os principais produtos que Ucrânia forneceu aos mercados estrangeiros em 2015 tradicionalmente foram os produtos vegetais (13,8 bilhões de dólares): cereais, óleo de girassol, sementes oleaginosos, açúcar, tabaco e derivados. Por sua vez, o agro-negócio nacional exportou em 2015 produtos de origem animal no total de 968 milhões de dólares (carne e derivados, produtos lácteos, produtos de carnes prontos à consumir ou em conservas, etc.).
Ucrânia importou no ano passado essencialmente os produtos vegetais no valor de 3 mil milhões de dólares (frutas, nozes e citrinos, café, chá, especiarias, tabaco e derivados). Os produtos de origem animal foram importados no valor de 730,7 milhões de dólares.

O país terminou ano 2015 com um desempenho que não se esperava – o rápido crescimento das exportações para a Ásia, [aberturade novos mercados, saldo positivo que supera o do ano passado. Estas estatísticas refletem não só as vitórias ucranianas, mas também indicações de perspectivas de desenvolvimento e dos desafios. Se no ano passado Ucrânia apenas “trilhava os caminhos comerciais” aos novos países, comprovava a qualidade dos seus produtos, a sua própria seriedade e confiabilidade, o 2016 é o momento para as negociações de um novo nível – a abertura de novas posições de exportação, o aprofundamento das relações comerciais, as exportações de alto valor agregado. Ucrânia não deve apenas provar, mas brilhantemente assegurar a completa independência agrícola em relação ao vizinho agressor.

E se 2015 foi neste sentido um “ensaio geral”, em 2016, pela primeira vez na história recente, o mercado russo estará ausente no horizonte dos produtores ucranianos. Em 2016 espera-nos um monte de trabalho.

Fonte:
* * *
Texto do Oleksiy Pavlenko, o Ministro da Política Agrária e de Alimentação da Ucrânia.

Sem comentários: