sábado, junho 27, 2015

Carga 200 da guerra não declarada

Em Haia, no âmbito do festival do cinema documental Movies that Matter foi exibido o novo filme das realizadoras holandesas Masha Novikova e Margreet Strijbosch “Cargo 200 of Undeclared War” (Carga 200 da guerra não declarada). O filme é sobre os militares russos que trazem a morte, a guerra e a destruição à Ucrânia, e sobre as suas mães.

Diariamente, os militares russos morrem na guerra não declarada na Ucrânia. Os seus corpos são trazidos clandestinamente em camiões com a inscrição “carga 200”'. Eles não têm o direito do funeral dos heróis, mas são sepultados nos túmulos sem nome.

Quem são esses meninos alistados, os mercenários e os oficiais que vão lutar pela Rússia na Ucrânia? Por que eles estão dispostos a colocar as suas vidas em jogo? Eles são enterrados em segredo: os jornalistas que escrevem sobre ele são ameaçados e espancados. As placas de identificação nas sepulturas de soldados foram removidas e substituídas por números. As famílias dos falecidos estão com medo: eles estão sob pressão dos serviços secretos e têm medo de falar.

O filme é uma co-produção entre Rússia e Ucrânia, filmado em 2015 e com a duração total de 52 minutos. Os idiomas falados são russo e ucraniano, com legendas em inglês. O filme foi produzido pelo estúdio holandês NovDoc, que pode ser contactado pelo e-mail sashaarrobanovdocpontonl.

‪Com a permissão da realizadora é um trecho de 14 minutos:
https://www.youtube.com/watch?v=A_m8YgKE9qg
Bónus

O fotógrafo ucraniano, Vasily Maximov (AFP / Getty Images), colocou na Internet a 2ª parte das suas fotos, tiradas na Maydan de Kyiv em janeiro de 2015. Ele presenciou as primeiras mortes dos manifestantes ucranianos, assassinados pelo destacamento da polícia “Berkut”: arménio Serhiy Nihoyan,  belaruso Mykhaylo Zhyznevsky, os ferimentos mortais em ucranianos Roman Senyk e Olexander Badera...

Escutar o grupo “Komu Vnyz”, a composição “Fortes no espírito”:

https://www.youtube.com/watch?v=8M30ok1G-ug

Sem comentários: