terça-feira, agosto 19, 2014

A batalha de Ilovaysk em curso

O batalhão da Guarda Nacional “Donbas”, o batalhão do Ministério do Interior “Dnipro”, o 40º Batalhão da defesa territorial “Kryvbas”, as unidades da 93ª Brigada mecanizada e da 17ª Brigada blindada, em resultado das ações decisivas libertaram dos terroristas um ponto estratégico à leste do Donetsk – cidade de Ilovaisk.


A liderança do exército do setor “B”, observa a coordenação e a eficácia dos batalhões voluntários, atuando em conjunto com o exército, o que garantiu o sucesso do ataque. Na linha de combate estavam os comandantes dos batalhões “Donbas” e “Dnipro”, Semen Semenchenko e Yuriy Bereza, o inimigo sofreu grandes danos. Os terroristas desesperadamente tentam se agarrar ao Ilovaisk porque a sua tomada é um acesso directo às linhas de suplementos da aglomeração terrorista de Donetsk.

Infelizmente, na batalha pelo Ilovaisk tombaram como heróis dois militares do batalhão “Dnipro”, 7 foram feridos. Eu gostaria de falar sobre a tática. Talvez pela primeira vez nesta guerra, um papel crucial no sucesso deste ataque tiveram as iniciativas de pequenos grupos de infantaria, que fizeram a cobertura ousada dos flancos numa frente ampla, o que levou a um rápido colapso da resistência do inimigo. É impossível não mencionar as tripulações de veículos blindados e da artilharia das 93ª e 17ª brigadas. Eles não tinham nenhuma experiência de coordenação de combate com os voluntários, mas acreditaram, e passaram, onde o inimigo não esperava por eles.

Particularmente quero salientar que, talvez, pela primeira vez, as grandes unidades voluntárias usaram a flexibilidade tática, e a batalha foi vencida não por um impacto frontal, o que, infelizmente, muitas vezes foi utilizado pelas unidades voluntários desesperadas, que por vezes mostram a coragem que chega à imprudência. É importante que os comandantes entenderam e colocaram em prática as manobras táticas. Diante de um nó de resistência, as nossas unidades não pararam, mas identificaram os pontos fracos nas defesas do inimigo e golpearam no local onde o inimigo não esperava o ataque. Os comandantes também prestaram uma grande atenção à inteligência, a interação com artilharia e as baterias dos morteiros. Fico feliz que alguns dos meus humildes conselhos também tiveram alguma utilidade...

Quero advertir contra a euforia. As forças do inimigo na cidade não eram tão grandes, porque as reservas foram desviadas, como resultado das operações ativas das tropas ucranianas em outras áreas. Em particular, nos arredores de Mospino, Shakhtarsk, em Donetsk.

É importante mencionar na tomada Ilovaysk as ações ousadas e eficazes do 40º Batalhão da defesa territorial “Kryvbas”, da 93ª e 17ª Brigadas, que nos dias anteriores empurraram o inimigo fora das posições na periferia da Ilovaisk – pagando um alto preço. Alguns soldados morreram, muitos foram feridos. As reservas inimigas foram ocupadas. Havia o tempo para o melhor estudo das posições.

E as conclusões para o futuro.

Para as ações de assalto de sucesso, a concentração encoberta das forças na posição de ataque têm a suprema importância. A concentração noturna das nossas unidades mais próximo às posições inimigas, irá reduzir o tempo e a distância do avanço até o inimigo, reduzirá a precisão do fogo da artilharia inimiga. E se a (nossa) artilharia poderá organizar uma cortina de fumaça, então os observadores e os corretores (do fogo) inimigo serão pouco eficazes.

E eu quero dizer aos rapazes dos outros batalhões. Você faltaram aqui e muito. Espero me reunir com todos, iremos discutir.

Escreve o comandante do batalhão “Donbas”, Semen Semenchenko:

Estamos em Ilovaisk.
/.../
Durante a noite reforçamos as nossa posições na cidade, foi organizada a alimentação e assistência psicológica aos moradores que estavam nos porões de edifícios administrativos, nos abrigos anti-bomba. Para reforçar o sucesso, decidiu-se /.../ organizar uma limpeza noturna. Durante a noite foram destruídos três postos de controlo e quatro pontos de tiro do inimigo. Não ajudaram aos separatistas nem mesmo os disparos do “Grad” contra “Donbas” na cidade, que os terroristas efetuaram directamente à partir de Donetsk. Também foi bloqueado o movimento da coluna que deveria ajudar aos terroristas.

Até 5h00 de manha (19.08.2013), estava sob o controlo (ucraniano) cerca de dois terços da cidade, a cidade está completamente cercada. Pedimos os moradores para não deixarem os seus abrigos, tentaremos terminar tudo rapidamente. A companhia conjunta dos blindados das Forças Armadas da Ucrânia também não conseguiu entrar na cidade, mas pela manhã os blindados entraram, já estão com a gente. Glória à Ucrânia!

P.S. Não há perdas (mortais) no batalhão “Donbas”, os ligeiramente feridos recusaram-se a ser hospitalizado e estão nas fileiras.

O reacender da batalha (19.08.2014)

Escreve o jornalista Yuriy Butusov:

Uma verdadeira batalha decorre em Ilovaisk e nos seus arredores nestes momentos. Batalha, que começou ontem à noite, ainda está em curso, os terroristas trouxeram reforços e vão ao ataque. As grandes forças inimigas tentam recapturar a cidade e empurrar as nossas tropas que fizeram o cerco profundo da cidade. Um fogo forte da artilharia pesada e morteiros – os mercenários russos disparam contra a cidade de todos os tipos de armas, usam “Grad” – eles absolutamente não se preocupam com os civis.

Ilovaisk é fundamental para a libertação de Donetsk, é um acesso direto às linhas de fornecimento do agrupamento (terrorista) de Donetsk, uma ameaça direta ao cerco total de Donetsk, o acesso ao Zuhres e Khartsyzk ao sul, a ameaça ao grupo de mercenários em Shakhtarsk.

As unidades da 17ª Brigada de Tanques de Dnipropetrovsk, os grupos de artilharia da 93ª Brigada de Dnipropetrovsk e da 51ª Brigada de Volyn, em conjunto com os batalhões de “Dnipro”, “Donbas” e “Kryvbas” mantêm o controlo sobre a maior parte Ilovaisk e arredores, e continuam a avançar, apesar dos poderosos contra-ataques do inimigo. Também participa na batalha uma das unidades do batalhão “Azov”. O ataque mais grave do inimigo é efetuado contra as posições do 40º Batalhão “Kryvbas”. Quero mencionar a liderança do setor “B” (general Ruslan Homchak) – talvez pela primeira vez, foi estabelecida uma cooperação tática confiável entre o exército, as unidades da Guarda Nacional, o Ministério do Interior, organizado um sistema unificado de comunicações. Comportam-se heroicamente os soldados e comandantes dos batalhões que estão presentes diretamente nas formações de combate, dirigindo a batalha. Sim, aprenderam, aprenderam. E isso é apenas o começo. Orem pelos nossos – a situação é bastante grave.

Hoje estou indo para a zona da OAT.

Escreve o Ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov:
T-72 dos invasores russos, as FA da Ucrânia não possuem este tipo de blindados 
Ilovaisk. Combate pela sua libertação. Semen Semenchenko, o comandante do batalhão da Guarda Nacional “Donbas”, que já pelo segundo dia consecutivo está na frente da batalha foi ferido ​​por estilhaços.

O grupo da frente do ataque, que limpa Ilovaisk dos terroristas, foi atingido pelo fogo dos morteiros. Aguentaram, o ataque não parou. Entre os nossos – um soldado morreu e quatro foram feridos. Incluindo – Semen (Semenchenko). Estilhaços múltiplos. Todos foram retirados do campo de batalha para um hospital. Para já, os feridos estão fora do perigo.

Enviamos os rapazes da reserva para ajudar. Mantenhamos os dedos cruzados! Glória aos bravos guerreiros!

Informa Borys Filatov (o vice-governador da província de Dnipropetrovsk):

Com Semen (Semenchenko) tudo está OK. Estilhaços. Lutou na linha da frente como um leão. O levamos de helicóptero para Dnipropetrovsk. Por favor, não lhe levem as bananas e laranjas ao (hospital) “Mechnikov”. Só lhe faltava uma alergia. 

2 comentários:

Anónimo disse...

É bom saber que exitem ucranianos patriotas que amam a liberdade de expressão, a democracia e a Ucrânia, ao contrário da Rússia onde tupo é proibido.
Gostaria de saber se a Ucrânia tem recedido algum tipo ajuda dos americanos ou da UE ou está fazendo tudo sozinha.

Clair Desanoski

Jest nas Wielu disse...

Ucrânia já recebeu a diversa ajuda em material não letal: rações de combate, capacetes, coletes prova-de-bala, arame farpado (para usar na fronteira) dos EUA; Canadá já mandou 3 aviões de carga; Grá-Bretanha, mas no essencial o país conta com o esforço nacional.