quinta-feira, abril 24, 2014

Separatistas raptores negoceiam os reféns

O jornalista russo Pavel Kanygin informa que os separatistas que raptaram o repórter americano Simon Ostrovsky querem o trocar pelos seus comparsas, anteriormente presos pelas autoridades ucranianas.

A deputada pró-separatista do conselho municipal de Sloviansk, Vera Kubrychenko informou que os separatistas são decididos trocar Ostrovsky pelo “governador popular” do Donetsk, Pavel Gubarev e o seu comparsa de Luhansk, Kharitonov. Ambos são previamente detidos no isolamento de investigação (SIZO) de Kyiv, sob acusação de “tomada de assalto das instituições de Estado”.

A deputada disse que os separatistas consideram o jornalista da “Vice News” como “espião dos EUA, que veio ao Sloviansk com uma tarefa de espionagem, por isso foi decidido trata-lo em conformidade”.

O estado do jornalista é bom, as suas contusões passarão logo”, – disse a deputada Kubrichenko.

O “prefeito popular” do Sloviansk, Vyacheslav Ponomariov, disse que o jornalista se encontra no edifício capturado da secreta SBU, onde “prepara o material, trabalha”. A sua “secretária de imprensa”, Stella Khorosheva afirmou: “Nos queremos que ele mude a sua visão dos eventos cá, na república de Donetsk. E o apanhamos como desenformador.”

Quando é perguntada se os raptores pretendem que Ostrovsky prepare uma peça propagandista favorável aos separatistas, a “secretária” responde:

“- Se ele não aceitar o nosso ponto de vista, não o iremos condenar e executar como na China fazem. Somos pessoas educadas normais. Mas se ele não é libertado, então há uma razão”.

Fonte:

Blogueiro

Se amanha os separatistas pedirem o resgate, em dinheiro, armas e droga, digo vodka, não ficarei nada surpreendido. Deve fazer parte da “educação normal” regional, tal como conceito alargado de “liberdade de imprensa”. Só para recordar, nenhum jornalista claramente anti-ucraniano foi sequer tocado em mais de 90 dias da Maydan de Kyiv...

Sem comentários: