quinta-feira, abril 10, 2014

Mitos e fobias do leste ucraniano



Uma parte da imprensa ocidental aposta na propagação de mitos sobre os movimentos separatistas do leste ucraniano. No entanto, os jornalistas da cidade de Donetsk reuniram diversos boatos, fobias e mitos que são encaradas como a realidade absoluta quer pelos participantes nas rebeliões, quer pela sua base de apoio.

O jornalista Pavló Kolisnyk preparou a colectânea de fobias e mitos de tal maneira irracionais e caricatos que parecem piada. No entanto, todos são reais, as pessoas, aparentemente adultas, acreditam neles e ficam assustadas. Quando mais estúpida a razão do medo são mais altos os gritos "Putin, nós acuda!" Ora, vejamos:

Boatos, fobias e mitos urbanos que inflamam o separatismo ucraniano:

1. Yatsenyuk disse que todos os que não falarem ucraniano serão deportados da Ucrânia.
2. Os americanos preparam a guerra na Ucrânia com uso de soldados geneticamente modificados (foi dito num cabeleireiro).
3. Não foi o exército ucraniano e guarda-fronteira que vieram à região de Donetsk para a defesa da fronteira. É Sector da Direita e nacionalistas uniformizados que num determinado momento irão iniciar a chacina dos russos étnicos da região.
4. Os soldados ucranianos que vieram à região espancam aqueles que falem com eles em russo.
5. Na empresa X obrigam descontar uma parte do salário à recuperação da Maydan e manutenção do Sector da Direita.
6. Os nacionalistas irão acabar com o subsídio para os filhos menores.
7. Os nacionalistas já foram vistos em Donetsk, na estação dos caminhos-de-ferro, eles perguntavam como chegar à praça "Lenine" (onde ficam as tendas dos separatistas) e espancavam os quem lhes respondia em russo.
8. Os filhos da terra serão vendidos à escravatura na Europa.
9. Na região acaba a insulina, todos os que dependem deste medicamento irão morrer.
10. Na região (mineira) serão alagadas todas as minas para servirem de depósito de lixo radioativo dos EUA e da Europa.
11. Ucrânia e a região serão inundadas com alimentos envenenados (geneticamente modificados) dos EUA e da Europa.
12. Os gays, pedófilos e zoófilos tomarão o poder e obrigarão todos à casarem com todos.
13. Os funcionários que dependem do orçamento do estado (médicos, professores, etc.) ficarão apenas com o salário base, será eliminado qualquer bónus.
14. Na cidade de Druzhkivka o presidente do município afirmava que no caso da sua substituição o pessoal afeto ao estado/município ficará sem salário.
15. Em breve haverá a mobilização total ao exército com a perda de remuneração e o posto de trabalho.
16. Os nacionalistas já despedem os falantes de russo dos seus postos de trabalho.
17. Os toxicodependentes se alistam no exército, onde lhes colocam as drogas no chá para que assinem tudo.
18. Serão eliminados os feriados 1 de maio e 9 de maio (dia da vitória soviética na II G.M.)

Um boato, um mito e uma fobia muitíssimo especiais se convergiam sobre a figura do ativista regional do Setor da Direita, Olexander Muzychko (Sashko Biliy). A sua morte desestabilizou bastante os propagandistas separatistas, durante algum tempo eles ficaram sem ideias, depois acharam a explicação. Na nova versão, Olaxander-Sashko não era má pessoa, defendia os pobres, por isso foi assassinado pelos nacionalistas.

Por fim, este tipo de boatos é difundido de maneira centralizada e organizada. Geralmente são ações dos burocratas estatais e dos representantes das grandes empresas. Por vezes eles até dão voz aos boates e fobias nas suas entrevistas públicas.

Fonte:

Sem comentários: