domingo, abril 27, 2014

Cossacos ucranianos na vida e na arte

No dia 26 de abril de 1798 nasceu Eugène Delacroix, considerado o mais importante representante do romantismo francês. Entre as suas obras nos interessa “Mazepa no cavalo” (1828).

A imagem do Hetman dos cossacos ucranianos, Ivan Mazepa, desde cedo interessava os artistas europeus. Poeta, músico, estadista que dominava oito idiomas, amante notável dos século ХVІІ e ХVІІІ.

Tinha 24 anos quando morreu o seu pai e Ivan começou se dedicar às suas terras e a herdade familiar. Diz a lenda que Mazepa apaixonou-se pela Helena, a esposa do velho fidalgote polaco Falbowski, amor e paixão que foram recíprocas.

Desconfiado, o velho polaco arma a emboscada na qual Mazepa é preso, despido e colocado sobre um cavalo, que o leva aos tiros para o desconhecido. O caso terminou bem, mas obrigou Ivan Mazepa se juntar aos cossacos ucranianos. O resto é a história, escreve Hanna Cherkasska.

Crimeia destrói os monumentos ucranianos

Na cidade de Sebastopol os ocupantes desmantelaram o monumento ao Hetman ucraniano Petro Konashevych-Sahaidachny e destruíram o marco comemorativo dedicado ao 10º aniversário da Marinha de Guerra da Ucrânia.

Os ocupantes prometem que o monumento será enviado ao Kyiv nas vésperas do dia 9 de maio, data importante aos separatistas por causa do seu significado bélico (dia da vitória soviética na II G.M.), informa a TV TSN.ua

Bônus:


O Ministério da Defesa da Ucrânia informa que os ucranianos já contribuíram com 112 milhões de UAH (9,86 milhões de USD) para as necessidades do exército ucraniano, diz a página 5.ua

Sem comentários: