segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Proletários de todo o mundo, vejam!

O que vos trará o "comunismo" estalinista...

O colecionador ucraniano, Mykola Matusevych, é o novo dono do achado único, a Declaração da Liderança da OUN “Após o fim da II G.M. na Europa” e do panfleto do Exército Insurgente Ucraniano (UPA).

Colecionador de Volyn, Mykola Matusevych explica: “Declaração da OUN, escrita em 1945 e reeditada em 1949 é um artefacto muito raro, alguns exemplares se encontram nos arquivos do NKVD-KGB-SBU, mais alguns em coleções privadas”. Pois, quando NKVD cercava os esconderijos do UPA, usava as granadas para atingir os insurgentes ou estes próprios as usavam para não cair nas mãos do inimigo. Por isso muita documentação era perdida juntamente com a morte dos combatentes.

O panfleto do UPA foi impresso entre 1947 e 1949, é uma espécie da banda desenhada insurgente que conta sobre as peripécias do quotidiano soviético, mostra as diferenças das vivências da elite comunista por um lado e dos camponeses, operários e os intelectuais por outro. No topo da imagem está escrito com as letras garrafais: “Proletários de todo o mundo, vejam!” Os documentos, alegadamente, foram achados no sótão de uma casa particular, escondidos entre os jornais da época soviética.

Fonte:    

Sem comentários: