terça-feira, fevereiro 05, 2013

Novo cinema ucraniano: Business as Usual


No dia 7 de fevereiro nos cinemas da Ucrânia será exibida a tragicomédia Zvychaina Sprava (Business as Usual/Assunto habitual, Ucrânia, 2012, 88’), que conta a história do médico-psicoterapeuta quarentão que sonha em se tornar o poeta.

O herói da estória, médico Tolik (ator Taras Denysenko) é expulso do emprego por causa da pancadaria com os pacientes. Ele encara a situação com um bom presságio para começar a nova vida, se tornando poeta, talvez até famoso, pois escreve bons verso. Aqui, ao seu lado aparece velho amigo Slavik (ator Vitaliy Linetskiy), que sabe tudo: desde os mistérios da vida até o segredo da felicidade…

Por causa da crise financeira, o filme demorou cinco anos para ser concluído, durante este período a “curta” se transformou em “longa”. O guião foi escrito pelo realizador Valentyn Vasyanovych, secundado pela sua esposa Iya Myslytska, com a colaboração dos guionistas polacos, casal Maciej e Małgorzata Sobieszczański.

O ator Taras Denysenko, que encara o médico, realmente escreve a poesia, por isso todos os versos do filme são da sua autoria. Além disso, ele desenhou cerca de 600 sequências do filme, praticamente produzindo a BD da película.

Como explica o produtor e distribuidor do filme, Volodymyr Filipov da “InsiteMedia”, o filme segue a fórmula anunciada pelo cineasta ucraniano Mykhaylo Ilyenko (realizador do filme “AqueleQuePassouPeloFogo”): “Nos, para e sobre nós próprios”. O filme será exibido em 39 cópias e será demonstrado na maioria dos grandes cinemas ucranianos.

Até agora o filme foi demonstrado no festival de cinema da Tirana (Albânia), apareceu no festival de Kerala (Índia) e será demonstrado no Berlinale-2013, embora fora do programa principal, no pavilhão ucraniano do Mercado cinematográfico europeu. Em 2012 o filme demonstrado no Festival Internacional de Odessa, onde ganhou o prémio da Federação internacional de imprensa cinematográfica.

Orçamento do filme – cerca de 800 mil USD, metade foi financiado pela Agência estatal de cinema.

O realizador da película, Valentyn Vasyanovych (1971), é formado na direção de fotografia (1995) e na realização documentária (2000). Em 2006-2007 ele estudou na escola de realização do Andrzej Wajda. Dirigiu cinco filmes documentários, Zvychaina Sprava é a sua primeira longa-metragem.       

Fonte:

Ver o trecho no YouTube

Sem comentários: