segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Carga policial em Kyiv


                              deputado Olexander Bryhynets
Hostynny Dvir, o centro comercial histórico, construído em 1809 na baixa da cidade de Kyiv, desde 2011 está no centro de controvérsia, hoje se transformou na batalha campal entre os ativistas que defendem o edifício e a polícia de choque, que age no interesse dos promotores da construção civil.

Em agosto de 2011, o Gabinete dos Ministros da Ucrânia retirou o edifício da lista dos Monumentos da Arquitetura da Ucrânia, sob a proteção estatal. Em abril de 2012, a Câmara municipal de Kyiv autorizou a reconstrução do edifício, para o transformar em complexo comercial e de escritórios com parque de estacionamento incorporado. Os trabalhos da reconstrução começaram logo no dia seguinte, mesmo na falta da documentação exigida por lei.

Desde o dia 26 de maio de 2012 o complexo é defendido pelos ativistas que advogam a devolução o estatuto do Monumento da Arquitetura da Ucrânia ao edifício e são contra a sua transformação no centro comercial. Ativistas abriram uma passagem livre para o pátio interior do complexo e organizam lá as ações culturais e artísticas diárias.

No dia 18 de fevereiro de 2012, a polícia de choque atacou, espancou e deteve os ativistas, incluindo os deputados do parlamento da Ucrânia pela VO Liberdade (VO Svoboda).

Os detidos foram levados para a esquadra da polícia do bairro Pechersk em Kyiv, da onde podem seguir para o tribunal distrital do mesmo bairro, onde aparentemente serão julgados. O vice-chefe do Parlamento ucraniano, Ruslan Koshulynskiy, que veio para visitar os detidos na esquadra, não foi permitido de vê-los. A esquadra está bloqueada pelos ativistas da VO Liberdade que exigem a libertação de seus companheiros e é defendida pela polícia de choque e polícia à civil. Polícia também não permite a entrada das pessoas no edifício, incluindo imprensa e as testemunhas do ataque policial.

O ministro do Interior da Ucrânia, Vitaly Zakharchenko, tinha prometido que ninguém será julgado hoje e que os detidos serão libertados. Mas enquanto isso não aconteceu, os deputados da VO Liberdade ocuparam o gabinete do Ministro do Interior, exigindo a demissão dos oficiais da polícia de choque que permitiram o espancamento das pessoas. Nomeadamente o coronel Alexandrov e tenente-coronel Feshuk. Os deputados exigem a instauração de um inquérito para averiguar as circunstâncias de espancamento e detenção dos deputados do Parlamento ucraniano.

Um dos detidos é deputado da VO Svoboda Andriy Mishenko, polícia lhe disse que “não quer saber do estatuto dele e que ele será detido”, informam os seus colegas.

No total, 37 ativistas foram detidos durante o ataque contra Hostynny Dvir, alguns dos detidos foram feridos pela polícia, informa a TVI.ua

Ver a carga policial no YouTube:


Sem comentários: