quarta-feira, abril 11, 2012

Terra Sangrenta, a Europa entre Hitler e Stalin

A editora portuguesa Bertrand publicou a obra do historiador Timothy D. Snyder, chamada “Terra Sangrenta, a Europa entre Hitler e Stalin” (IBN: 9789722523639; 624 páginas; 21,90€).

Neste livro Timothy Snyder apresenta uma investigação pioneira sobre o local onde os europeus foram mortos aos milhões e uma explicação sustentada dos motivos e métodos de Hitler e Estaline. Fixa a história do Holocausto de Hitler e do Terror de Estaline no tempo e no espaço, apresenta episódios esquecidos dos homicídios em massa nazis e soviéticos e elabora um relato da relação entre os dois regimes sob uma nova perspectiva. Utilizando a literatura já existente e fontes primárias em todas as línguas relevantes, Snyder dedica especial atenção às fontes deixadas pelas vítimas: cartas para casa, bilhetes lançados de comboios ou diários descobertos com os cadáveres.


Em doze anos, as políticas de massacre deliberadas e não relacionadas com o combate dos regimes nazi e soviético mataram catorze milhões de pessoas, numa zona de morte, entre Berlim e Moscovo. Com o fim da guerra, as terras sangrentas caíram atrás da «cortina de ferro», deixando a sua história mergulhada na escuridão.

O texto do livro já foi previamente analisado no nosso blogue: Holodomores da Ucrânia: soviético e nazi

Sem comentários: