domingo, abril 15, 2012

As tradições pascoais ucranianas

Ucrânia possui diversas tradições pascoais interessantes, neste artigo falaremos de alguns mais originais. Cremos que várias destas tradições têm origens pré – cristas, que mais tarde foram incorporados nos ritos de cristianismo.

1. Em algumas regiões da Ucrânia na noite de sábado pré – pascoal as pessoas queimam coisas velhas e no dia da Páscoa trazer para casa coisas novas (mobílias), renovam as loiças, vestem as roupas novas.

Na Ucrânia Ocidental (Galiza Ucraniana), no sábado nas vésperas da Páscoa as pessoas visitam os cemitérios, para cuidar das campas dos antepassados, deixando uma vela acesa após a sua saída. Na Ucrânia Central acendem lanternas – bolhas, que pela sua forma parecem as lanternas chinesas. Estas lanternas são colocadas em redor da igreja, nas árvores e nas estacas, o fogo simboliza renovação de tudo que existe na terra.

2. Segundo crenças antigas, tudo que é colocado no cesto pascoal após ser benzido pelo padre adquire especialidades mágicas. Por isso, além dos componentes habituais, ovos pintados (pysanky e krashanky), bolo pascoal e produtos de carne (toucinho, chouriço), lá colocavam faca e sal. Acreditava-se que esse sal poderia curar colocado na comida, a faca era colocada para depois cortar o bolo e servir nos outros rituais: cortar o cabelo, cordão umbilical do recém-nascido, etc. A agulha serviria para fazer adivinhação (coisa proibida pela igreja), acreditava-se que se podia curar algumas doenças de vista, se olhar no buraquinho da agulha. Os problemas de dentes eram curados pela raiz – forte (khrin).

3. O chefe da família deveria repartir o ovo benzido em tantas partes, quantos membros a sua família estavam na mesa. A presença de todos os membros da família era a garantia do que a família será unida durante o ano inteiro. As iguarias na mesa deveriam ser em pouca quantidade, mas de diversos tipos. Não se deveria deitar fora nada daquilo que foi benzido na igreja, a vela era colocada em casa e a protegia dos espíritos maus, até a casca de ovos era benigna, poderia ser pilada e colocada na comida de uma pessoa doente para o ajudar na cura.

4. Jogos e brincadeiras pascoais

Na Ucrânia Ocidental os jogos e as brincadeiras tinham lugar na porta da igreja. Um dos jogos mais populares era “Bichinho”, que simbolizava o movimento perpétuo e a vida. Os participantes em pares formavam uma longa fila, as pessoas davam as mãos em forma de uma ponte, uma criança pequena fazia de “bichinho”, que ajudado por duas pessoas, andava por cima das mãos dos participantes. O objetivo era passar em redor da igreja sem tocar o chão.

Os rapazes mais velhos formavam a “torre”, cinco rapazes no seu fundamento, três por cima dos seus ombros e mais um no topo. O objetivo era passar em redor da igreja sem tocar o chão e sem desfazer a “torre”.

Os mais velhos “se-curavam” com o dobrar dos sinos, acreditava-se que bastava ficar uns 5 – 10 minutos ao lado da torre da igreja, para que a alma fica limpa e o corpo mais saudável.

5. Os bolos pascoais deveriam ser partilhados entre os amigos, familiares e vizinhos. Por isso as visitas eram feitas não apenas no dia da Páscoa, mas durante três dias seguidas. As pessoas diziam “Cristo Ressuscitou!” (Hrystos Voshres!) e recebiam a resposta “Realmente, ele Ressuscitou!” (Voistynu Voshres!). Os rapazes jovens usavam estas tradições para conhecer as miúdas de quem gostavam. Para isso bastava visitar a jovem na sua casa e trazer o bolo pascoal, por vezes até era permitido beija-la três vezes na face.

Fonte:

Sem comentários: