terça-feira, abril 24, 2012

Yanukovych contra ciganos


Na aldeia de Novi Petrivtsi na província de Kyiv, o Conselho municipal da localidade proibiu a entrada dos ciganos no cemitério local durante os dias 22, 23 e 24 de Abril.

A decisão foi tomada na reunião do Comité executivo do Conselho municipal e foi publicada na sua página oficial.

A questão principal debatida era a ordem da comemoração dos dias em memória dos falecidos, que calham em 22, 23 e 24 de abril de 2012. Na reunião foi acordado, tal, como no ano passado, proibir o acesso às pessoas da etnia roma (ciganos) ao cemitério,” – diz o comunicado.

Garantir a aplicação da presente decisão irá o agrupamento da polícia de choque “Berkut”, cujos elementos irão patrulhar o cemitério nos dias memoriais entre 10h00 e 18h00, garantindo a ordem pública e permitindo aos moradores de Novi Petrivtsi recordar os seus parentes e familiares falecidos”, acrescentaram os responsáveis municipais.

No território deste Conselho municipal se situa a residência do presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych. O presidente do Conselho, Radion Staretskiy é tido como uma pessoa leal ao Yanukovych. Em 2011 ele recorreu ao tribunal para proibir o piquete jornalístico da residência em Mezhigirja.

Fontes:

Sem comentários: