quinta-feira, abril 19, 2012

Ucrânia 8ª na Wikipédia

O segmento ucraniano da Wikipédia ocupa 8ª posição ao nível mundial, entre os povos que têm mais de 10 milhões de usuários da língua nacional. Essa posição é calculada pelo número de artigos publicados por cada 1000 habitantes.

O primeiro lugar ocupa a Holanda, com 45 artigos por cada 1000 holandeses, segunda posição é da Polónia com 20,2 artigos, terceira – República Checa com 19,7 artigos. Ucrânia esta na 8ª posição com 10,2 artigos. Além disso, aumentou o número das pessoas que redigem os artigos no segmento ucraniano. Cerca de 2000 pessoas no último mês efetuaram pelo menos uma correção.

Do TOP 10 da Wikipédia fazem parte Hungria, Itália, Sérvia, Alemanha, Roménia e França, escreve Prometei.org.ua

A Universidade Nacional Taras Shevchenko pretende substituir os tradicionais trabalhos escritos pela publicação dos artigos no segmento ucraniano da Wikipédia.

Dra. Olena Liasheva, a vice – diretora da faculdade da Sociologia e curadora do projeto explica os pormenores:

1. O grupo de estudantes que domina as regras da Wikipédia escolhe os temas dos artigos;
2. Os professores passam os temas aos estudantes;
3. Estudantes escrevem na Wikipédia;
4. Os professores verificam e avaliam os artigos;
5. O primeiro grupo redige os artigos de acordo com as normas da Wikipédia.

O projeto pretende difundir o conhecimento, para que em vez de trabalhos tradicionais ficarem esquecidos nas prateleiras, estes são publicados na rede, onde tornam-se acessíveis a todos os usuários. Os professores podem corrigir o trabalho sem sair de casa, basta ter a ligação a Internet.

Neste momento o projeto ainda está na fase de desenvolvimento, pois o vice – reitor da Universidade apoiou a ideia, mas nem todos os professores aderem, qualquer novidade sempre sente a dificuldade em se vingar, informa Prometei.org.ua

Sem comentários: