sábado, abril 28, 2012

Agressão provada contra Yulia Tymoshenko


A página “Verdade Ucraniana” publicou as provas documentais da agressão e violência física da qual foi vítima a ex-primeira-ministra ucraniana Yulia Tymoshenko.

As fotos foram tiradas no dia 25 de abril, 5 dias após a transferência coerciva da Yulia Tymoshenko do seu estabelecimento prisional para o hospital. A ombudsmen da Ucrânia, Nina Karpachova, divulgou estas fotografias entre os diplomatas da União Europeia, durante o encontro na representação da UE em Kyiv nesta sexta-feira. Nina Karpachova também tornou pública a conclusão dos peritos em medicina legal, sobre o carácter das lesões sofridas pela Yulia Tymoshenko.

A divulgação das provas aconteceu após a declaração do serviço da imprensa do Partido das Regiões, em que o partido – governo acusava “Tymoshenko e o seu estado-maior” de “provocação contra a liderança da Ucrânia e o desvio da atenção sobre as atividades criminosas da líder da oposição”.

No entanto, na sua conclusão os peritos (31 e 18 anos de experiência como médicos legistas), afirmam o seguinte (26.04.2012):

11) As lesões no corpo da Yulia Tymoshenko “são resultado da ação de um objeto contundente”.
22) As lesões “poderiam ser infringidas não menos que 4 – 6 dias antes da sua documentação fotográfica. As lesões da mão esquerda é o resultado provável da tentativa de agarra-la com uma mão exterior”.
33) Nódoa negra com a equimose interna, situada na parede frontal do estômago, ao seu lado direito também é o resultado da ação de um objeto contundente. Pela sua forma e outras características o mais provável é o resultado de um murro com o punho, infringido com uma força considerável”.

Fonte e fotos:

Sem comentários: