domingo, agosto 31, 2014

Moscovo protesta contra a guerra com Ucrânia

Guerra com Ucrânia é vergonha e crime
Os ativistas sociais, figuras públicas – escritores, músicos, saíram ao centro de Moscovo para os protestos singulares contra a agressão e ocupação russas da Ucrânia.

Um dos participantes é escritor, humorista e ativista social russo Viktor Shenderovich segurava nas mãos o cartaz «Guerra com Ucrânia é vergonha e crime». O músico russo Vasya Oblomov (recentemente colocado na lista negra dos opositores ao Kremlin e considerado nacional-traidor), tinha o cartaz «Make love not Novorossia».

Um dos organizadores do piquete, editor-chefe do Web-projeto EJ.ru, Aleksandr Ryklin disse que a realização deste evento, hoje, foi devido à deterioração da situação e a escalada do conflito na Ucrânia. “A Rússia começou uma agressão aberta, a Rússia está lutar contra Ucrânia, e isso não pode ser tolerado”, – explicou Ryklin, citado pela UNIAN.net
"Não à guerra com Ucrânia"
Outros participantes na ação seguravam os cartazes com as palavras de ordem: “Não à guerra com a Ucrânia fraterna”, “A ocupação da Ucrânia – uma traição da Rússia”, “Gente! O que se passa com vocês? Essa não é a vossa guerra! Mas os vossos filhos vão morrer!”

O blogueiro russo Andrey Poznyakov (alteravoce) escreveu: na rua Tverskaia havia 6 piquetes singulares, desde o Conselho municipal até a via Kamergersky, havia mais pessoas, eles se trocavam, informa Hromadske.tv

Polícia moscovita prende os ativistas

Em resultado, 5 ativistas foram detidos pela polícia por causa da sua participação nos piquetes singulares (únicos que pela legislação russa não necessitam de permissão da polícia): Mikhail Lashkevich, Artur Tulinov, Dmitry Fedorov, Irina Epifanovskaia e Ildar Dadin. Todos eles foram levados à esquadra de polícia na rua Tverskaia, noticia Ovdinfo.org Separadamente, polícia moscovita deteve o compositor Aleksandr Manotskov, também pela sua participação no piquete contra a guerra na Ucrânia, escreve Ovdinfo.org (no fim, os seis foram libertados sem abertura dos processos administrativos, já que os ativistas respeitaram integralmente as normas da legislação russa).


Já à noite, a polícia prendeu outros 6 ativistas que tentavam acender 2249 velas, em memória dos ucranianos que já perderam a vida na guerra. Em resultado, na praça Europa de Moscovo foram detidos: Grigory Tarasevich, Yuriy Chebotariov, Tatiana Lidskaia, Yevgeniya Vengerova, Dmitry Kartsev e Maria Esipchuk. Todos eles se encontram dentro dos autocarros de polícia nas imediações da estação-de-ferro “Kyivsky”, avança Ovdinfo.org

Como perder emprego, destruir a casa e a cidade por 15 dólares

A secreta ucraniana SBU deteve o morador da cidade de Kramatorsk de 25 anos que em março de 2014, pago, de propósito, pelos mercenários russos se dedicava ao bloqueio dos equipamentos militares da Forças Armadas da Ucrânia, perseguia e ameaçava os patriotas ucranianos e as suas famílias.

Além disso, à mando de um outro morador local, comparsa dos terroristas e ocupantes, o detido pessoalmente distribuía entre os moradores da cidade os materiais propagandistas anti-ucranianos – simbologia e panfletos da organização terrorista – a “rp de Donetsk”. O detido confessou que em março participou fisicamente no bloqueio das colunas militares ucranianas nos arredores da aldeia de Andriivka, no distrito de Sloviansk. Na sua própria explicação, por este “trabalhinho” de dois dias ele recebeu a “gratificação” monetária de 400 UAH (30 USD). E os nossos leitores ainda perguntam porque não temos planos de chegar ao “acordo pacífico” com os separatistas?

Fonte:

Cerco de Ilovaisk

Efetivamente, nos arredores de Ilovaisk as unidades das FAU e dos batalhões voluntários foram cercados pelas forças superiores do exército regular russo, em violação flagrante de todos os acordos e regras de conduta, possíveis e imaginários. Na Internet aparecem os números exagerados dos ucranianos mortos. Desinformação é difundida para desmoralizar, quer as tropas no terreno, quer os ucranianos que apoiam o seu país e as suas FA na Ucrânia e na Diáspora.

De certeza possível dizer apenas isso: mais de 100 militares dos diversos unidades das FAU e dos batalhões voluntários conseguiram romper o cerco e se juntar às unidades ucranianas. Uma parte dos voluntários feridos do batalhão “Donbas” estão em poder do 137º regimento da 32ª Divisão e da 9ª Brigada de blindados da Federação Russa. Eles receberam o tratamento médico, não estão sofrer os mãos-tratos. O seu comandante, “Semen Semenchenko” está fazer todos os esforços possíveis para libertar os seus rapazes, para mais informações poderão seguir o seu Facebook.
O comandante do batalhão "Dnipro-1" Yuriy Bereza (mais alto) já fora do cerco!
As fotos dos corpos dos mercenários e militares russos abatidos nos arredores de Ilovaisk pelo batalhão “Donbas”: Censor.net.ua

O nosso slogan – encontraremos todos!

Os ativistas ucranianos lançaram a base nacional de dados dos separatistas-terroristas. Todos os terroristas, os seus comparsas, patrocinadores, especialistas das RP, numa só página, escreve Bogdan Steiner.

O que fazer para ajudar:

É possível adicionar os terroristas na base de dados; é possível divulgar a página entre todos os interessados: as forças da lei e ordem; os agentes do real estate; etc. Enfim, nós precisamos todos eles, para que ninguém consiga escapar da Ucrânia, terra sagrada, à sangrar de momento, terra tão odiada por essa gentalha.

Endereço: www.metelyk.org

sábado, agosto 30, 2014

As correntes vitórias ucranianas

Nas últimas 24 horas as forças ucranianas abateram 35 terroristas, destruíram 2 tanques, 3 blindados BTR, um sistema de mísseis “Uragan” e 6 sistemas “Grad”, informa o centro de imprensa da Operação anti-terrorista (OAT).

“Foi alvejada a coluna automóvel do inimigo (até 30 veículos) que se movia na direção de vila de Luhanske – cidade de Alchevsk. Além disso, foram destruídos dois veículos da coluna que se movia na direção ZuhresKhartsyzk”, se diz no comunicado.

Liquidado na Ucrânia

Na Ucrânia foi liquidado Nikolai Bushin, o vice-comandante do 4º pelotão da 4ª companhia da 31ª Brigada Aerotransportada especial da guarda (unidade militar № 73612), com o aquartelamento permanente na cidade de Ulianovsk (Rússia). A data estimada da sua morte é 26 de agosto de 2014. A informação sobre a morte foi confirmada ao TV Rain pela mãe do militar russo, escreve Censor.net.ua

Cerco de Ilovaisk

O ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, informou que 28 militares ucranianos saíram do cerco nos arredores de Ilovaisk (região de Donetsk) e neste momento se dirigem para o posto mais próximo da Guarda Nacional da Ucrânia.

É para manter na mente, que neste momento o número das tropas russas à participarem na invasão da Ucrânia é avaliado em 10-15.000 soldados e oficiais, segundo os dados do Comité dos mães de soldados, uma ONG russa, informa Censor.net.ua

A culpa morre ucraniana...
O terrorista abatido...
Ilnur Kulchinbayev, um para-quedista russo de origem oriental foi abatido na Ucrânia, onde estive para matar os ucranianos (cache web do seu perfil na rede social VK). O seu filho, todo revoltadíssimo, escreveu: “ucranianos canalhas criaturas que todos eles morrem”. O menino não pergunta e não há ninguém que lhe ajuda na formulação de uma pergunta simples: qual foi o motivo pelo qual o seu pai foi morto na Ucrânia?.. (FONTE).

Os mercenários chechenos na Ucrânia (no vídeo do link em baixo, em Ilovaisk, nas fotos +18, em Yenakievo):

https://www.youtube.com/watch?v=bhv2vRvtlwg 

Soldados russos na Ucrânia: capturados, feridos, mortos

Apesar dos constantes desmentidos do Kremlin, diversos militares russos do seu exército regular foram abatidos, ferido e capturados na Ucrânia. A TV russa “Dozhd” (TV Rain) criou um projeto especial dedicado à estes militares.

Segundo a mesma fonte, de momento, na invasão da Ucrânia participam diversas unidades do exército regular russo:

98ª Divisão aerotransportada “Svirskaia” das forças armadas da Rússia;
17ª Brigada motorizada especial, unidade militar № 65384;
31ª Brigada aerotransportada espacial da guarda, unidade militar № 73612;
9ª Brigada de infantaria motorizada especial Vislenskaia, unidade militar № 54046;
76ª Divisão aerotransportada da guarda “Chernigovskaia”;
18ª Brigada especial motorizada da guarda de Yevpatoria (Crimeia).

A TV Rain pergunta:

Onde e por que morrem os militares russos. Quem são eles, quantos são. Por que eles morreram. Quem os matou. Nós, a sociedade russa, conterrâneos, amigos e familiares das vítimas, devemos saber o que está acontecendo. E se as autoridades russas – por enquanto – mantém o silêncio e escondem nós a informação, nos devemos saber a verdade por nos mesmos. Por isso, a TV Rain tenta reunir as informações sobre os falecidos, desaparecidos em combate ou capturados soldados russos. Se ninguém saberá deles – isso não será a salvação. Isso será uma traição.

Se você tiver qualquer informação sobre os soldados falecidos, desaparecidos ou capturados, envie-nos à soldat@tvrain.ru

A vida no bestiário
O "mundo russo" atua acusando: "Ela mata as nossas crianças agente dos carrascos"
O mesmo canal TV Rain, divulgou a informação sobre a libertação da patriota ucraniana Iryna Dovhan, que dias antes foi raptada pelos terroristas do “batalhão” Vostok. Os terroristas amarraram (!) a mulher indefesa à um “Pelourinho”, onde ela foi agredida e humilhada pelos separatistas locais, acusada de auxiliar o exército ucraniano.

Fonte:
http://tvrain.ru/articles/fotozhurnalist_beljakov_osvobozhdena_unizhennaja_bojtsami_dnr_ukrainka_irina_dovgan-374695/

sexta-feira, agosto 29, 2014

Mais de 100 soldados russos morrem em única batalha na Ucrânia

Mais de 100 soldados russos morreram no leste da Ucrânia em uma única batalha no mês de agosto, ajudando os separatistas pró-russos à lutar contra as tropas ucranianas, disseram nesta quinta-feira (28.08.2014), dois membros do Conselho Presidencial de Direitos Humanos da Rússia, citando relatos de testemunhas e parentes dos mortos.

por: Thomas Grove  

Ella Polyakova e Sergei Krivenko, ambos membros do Conselho – um órgão consultivo sem poderes legais e numa relação difícil com o Kremlin – disseram que cerca de 300 pessoas ficaram feridas no mesmo incidente de 13 de agosto, perto da cidade de Snizhne (Snezhnoe), quando uma coluna de camiões em andamento, cheia de munição, foi atingida por uma barragem sustentada de mísseis “Grad” (ucranianos).

“Uma coluna de soldados russos foi atacada por mísseis “Grad” e mais de 100 pessoas morreram. Tudo aconteceu na cidade de Snizhne na província de Donetsk”, disse Krivenko à Reuters. Polyakova disse que ela recebeu o mesmo número de soldados russos mortos.

Eles disseram que tinham falado com cerca de 10 parentes e colegas dos soldados mortos (estes últimos) que testemunharam o ataque, alguns dos quais haviam acompanhado os corpos de volta para a Rússia. As fontes disseram que não havia nenhuma documentação que comprove que os soldados tinham estado na Ucrânia e os certificados de óbito foram preenchidos de forma à sugerir que eles morreram em outros lugares. “Quando falo com os rapazes que acompanharam esses caixões de soldados contratados, eles me dizem que a ordem foi dada oralmente, não havia documentação”, explica Polyakova.

Se for confirmada, a morte apoiará as afirmações de Kyiv e os seus aliados ocidentais de que a Rússia está a alimentar o conflito no leste da Ucrânia, fornecendo aos separatistas as armas e soldados. Isso cria as perguntas embaraçosas para o Kremlin, que tem sistematicamente negado o seu envolvimento no conflito. Um funcionário do Ministério da Defesa repetiu essa negação em termos fortes na quinta-feira. Ninguém atendeu o telefone quando Reuters ligou ao porta-voz do ministério, perguntando sobre o incidente de Snizhne.

“Aos soldados que servem sob o contrato é dada uma ordem, e as colunas viajam por toda a Rússia e eles param em acampamento, como se fazendo a parte de um exercício de treino, na fronteira com a Ucrânia”, disse Polyakova. “Eles retiram todos os números de (identificação) ou escondem-os, e, em seguida, atravessam a fronteira”, disse ela.

O líder rebelde (terrorista), Alexander Zakharchenko, disse nesta quinta-feira que os soldados russos em ativo estavam lutando com os rebeldes contra as tropas ucranianas, mas estavam fazendo isso durante as suas férias. Polyakova explicou que nenhum dos soldados com quem ela ou seus colegas tinham falado, tinha preenchido o formulário para a ida de férias, procedimento padrão para os soldados contratados.

Krivenko disse que por volta de meados de agosto eles haviam recebido reclamações de pais dos soldados que estes não poderiam entrar em contato com os seus filhos. Os dois ativistas disseram que pediram o Comité de Investigação da Rússia para abrir uma investigação sobre o caso. “Fizemos visitas a órgãos oficiais, mas até o momento não recebemos nenhuma resposta”, informou Polyakova.

Fonte:
(Reportagem de Thomas Grove, Edição de Mark Trevelyan e Will Waterman)

Os para-quedistas russos novamente capturados

Nos arredores de Ilovaisk, os batalhões voluntários ucranianos, mesmo estando cercados, capturaram mais dois para-quedistas russos. Os invasores se chamam: Akhmedov Ruslan Akhatovich e Ilmitov Arseniy Arkadievich, nas suas próprias palavras eles vieram ao Rostov-no-Don para “participar nos exercícios”, informa Charter97.org
https://www.youtube.com/watch?v=SbA8wbAvo8E

Os terroristas liquidados: “Dingo”

Um dos terroristas da rp de Donetsk, cidadão russo, Yevgeni Ponomariov (39) “Dingo”, foi liquidado pelas forças ucranianas. “Dingo” participou nas atividades terroristas desde o início da onda separatista, notabilizou-se em Sloviansk e Kramatorsk. Era comandante da centena de cossacos-terroristas “Lobos de Terek”, escreve o blogueiro ucraniano Vitaliy Umanets. A morte do terrorista foi confirmada pelas fontes independentes.

Os terroristas liquidados: Valery Bolotov

O Estado-maior da OAT informou os jornalistas que recebeu a informação não confirmada que o terrorista russo Valery Bolotov foi liquidado no território da Rússia. A informação foi avançada pelos empresários de Luhansk, que anteriormente eram coagidos pelo terrorista de lhe pagar uma espécie de “propina” de agiotagem.   

No último dia 14 de agosto, o terrorista resignou dos seus “postos” na rp de Luhanks e se retirou à Rússia, sem nunca mais ser visto. Os empresários de Luhansk que sob a pena de morte pagavam o “imposto” semanal ao Bolotov, entregando o dinheiro aos seus comparsas, foram confrontados com um pequeno problema. Quando vieram para “pagar o imposto”, foram informados do que “para já isso não é necessário”. Aos empresários também foi dito que: “não há mais ninguém para pagar. Bolotov já não existe”.

No Estado-maior da OAT disseram que a informação foi recebida de várias fontes independentes e é verificada de momento. Como autores são apontados os serviços secretos russos ou os oligarcas ucranianos que colaboravam com Bolotov. Em ambas as versões os motivos são idênticos: a “queima de arquivos”, escreve Charter97.org

quinta-feira, agosto 28, 2014

Invasão russa: o discurso do presidente Poroshenko à nação

Hoje, devido à deterioração da situação no sul da região de Donetsk, na área de Amvrosiivka e Starobeshevo, como o resultado de uso de unidades do exército russo no território ucraniano, eu decidi cancelar a minha visita oficial à Turquia. Foram planeados sete encontros bilaterais de grande importância para Ucrânia, mas, neste momento, o lugar do presidente ucraniano, é aqui, em Kyiv.

Hoje, o Conselho da Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia (RNBO) se reunirá para elaborar um plano de ação, tendo em conta o agravamento da situação. Convocaremos uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O mundo deve responder à acentuada deterioração da situação na Ucrânia.

Faço um apelo aos nossos parceiros da União Europeia a convocar uma reunião de emergência dos Estados membros da União Europeia, onde é urgente debater a situação na Ucrânia.

#UkraineUnderAttack
#RussiaInvadedUkraine
https://www.youtube.com/watch?v=qOu7he3SlFc

Os tanques russos no território da Ucrânia, Kremlin lança a invasão de larga escala:
https://www.youtube.com/watch?v=XIG41MTy9PU

Ajuda humanitária como pretexto e preparação para a guerra: o cartoon sobre a “amizade” russo-ucraniana:

https://m.youtube.com/watch?v=yTT9OADTPwk

Mercenários russos: abatidos, traídos e esquecidos (2)

Não esperávamos que o nosso artigo sobre os mercenários russos que participam na invasão da Ucrânia seja tão apreciado pelos leitores. Desde a citação no fóruns especializados no Brasil, até a sua tradução na Suécia. Hoje, quando a invasão militar russa se tornou uma realidade já impossível de esconder, publicamos mais dados sobre o modus operandi das forças de ocupação.

Os blindados russos destruídos em Ilovaisk

Na tarde do dia 26 de agosto, a artilharia ucraniana destruiu uma coluna dos para-quedistas russos, composta pelos blindados BMD. Os militares do exército regular russo avançavam em direção de Ilovaisk, no intuito de atacar as forças ucranianas. Os para-quedistas russos usavam os fardamentos do exército regular e estavam armados com as espingardas de precisão “Vintorez”, exclusivas às unidades especiais das forças armadas russas. A maioria destes para-quedistas foi abatida pelos ucranianos, uma parte – capturada.

De momento, a cidade de Ilovaisk é defendida pelos voluntários da 2ª companhia do 39º Batalhão da auto-defesa territorial “Kryvbas”, pelos militares da 93ª e 51ª Brigadas das Forças Armadas da Ucrânia e pelas unidades dos batalhões voluntários “Dnipro-1” e “Donbas”.

Fonte e fotos:

A situação em Ilovaisk é bastante difícil, mas não é tão desesperada como é noticiado em alguma comunicação social e na blogosfera. A cidade de Ilovaisk é bombardeada por todo o tipo da artilharia russa, por vezes é atacada por blindados. Na tarde do dia 26 de agosto um destes tanques russos foi destruído pela artilharia ucraniana. Outro, foi capturado pelas forças ucranianas, juntamente com a documentação pessoal do seu artilheiro, militar do exército regular russo, escreve Roadcontrol.org.ua
https://www.youtube.com/watch?v=FOhEqpS_9GU

As perdas militares russas e o seu encobrimento

O Ministério da Defesa da Rússia até hoje nega o seu envolvimento na invasão e ocupação da Ucrânia. Uma das táticas usadas para isso é simples: todo e qualquer militar russo abatido na Ucrânia é “despedido” das forças armadas, usando para o encobrimento as datas anteriores à sua morte.

A co-presidente do “Comité das Mães de Soldados” da região de Stavropol (Rússia), Lyudmila Bogatenkova, conta que recebeu a visita do vice-procurador, tudo indica que da procuradoria militar regional, que levou as listas dos soldados (abatidos e capturados) e aconselhou “se comunicar menos com a imprensa”.

Sra. Bogatenkova tem 74 anos e diz não temer nada, conta que os militares russos mortos estavam na Ucrânia, na cidade de Snizhne (Snezhnoe), onde foram atingidos pelo “Grad” ucraniano. No dia 9 de agosto morreram 9 militares do batalhão do spetsnaz; no dia 11 mais dois: o comandante da companhia de reparações, o 1º sargento Yevgeniy Pilipenko (27) e o chefe do serviço de engenharia, tenente-coronel Yuriy Peshkov (38). Lyudmila Bogatenkova diz que possui outros nomes dos militares russos mortos e feridos na Ucrânia.   

Ativista também explica que quando o corpo do militar russo é enviado aos seus familiares, estes recebem a informação do que o fulano já foi demitido do exército e morreu “em circunstâncias não esclarecidas”, escreve Gazeta.ru

A omerta russa

Na mesma sequência, na aldeia de Vybuty, nos arredores de Pskov, no dia 25 de agosto decorreu o enterro dos dois para-quedistas abatidos na Ucrânia: Leonid Kichatkin (29 anos, morreu em 19.08.2014) e Alaksandr Osipov (20 anos, morreu em 20.08.2014). No cemitério local existe uma outra campa recente, alegadamente do outro militar russo, Sergey Volkov (27 anos, morreu no dia 11.07.2014).
Campa do Leonid Y. Kichatkin
A esposa do Leonid Kichatkin, Oksana, usou o perfil do marido na rede social VK, convidando os amigos e familiares para se despedir solenemente do seu esposo falecido. No entanto, mais tarde, na mesma página foi escrito que “o meu marido é vivo e de saúde”. Um homem até respondeu os telefonemas dos jornalistas russos, dizendo que é próprio Leonid. Depois disso o telefone da Oksana deixou de funcionar...  
Campa do Aleksandr I. Osipov
A cidade (de Pskov) como se foi dividida por uma parede invisível. Uns sabem alguma coisa e ficam calados, outros querem saber, mas não obtêm as respostas”, escreve gazeta.ru

É de recordar que no dia 21 de agosto nos arredores de Luhansk as forças ucranianas capturaram dois blindados BMD dos para-quedistas russos da Divisão de Pskov. E no dia 25 de agosto, nos arredores da localidade de Dzerkalne (Zerkalnoe), na região de Donetsk, um grupo conjunto das FAU e do SBU deteve 10 militares do 331º regimento da 98ª Divisão de Tropas Aerotransportadas das Forças Armadas da federação russa (a unidade militar № 71211).

Fonte:

O apelo dos familiares dos para-quedistas do 331º regimento da 98ª Divisão de Tropas Aerotransportadas, capturados na Ucrânia:
https://www.youtube.com/watch?v=QiZMLhVehjk 

Rússia invadiu Ucrânia

O exército regular da federação russa invadiu e ocupou a cidade ucraniana de Novoazovsk. Os ocupantes penetraram cerca de 40 km no território da Ucrânia. As testemunhas falam sobre 30 (50) blindados e cerca de 500 ocupantes, que alegadamente se preparam para avançar contra a cidade de Mariupol, escreve Newsru.ua

Mariupol se prepara para resistir

A cidade de Mariupol, onde atualmente fica instalada a administração estatal da província de Donetsk e onde reside o governador provincial, se prepara para resistir à invasão russa. A blogueira ucraniana Ruda Pani reuniu diversa informação da blogosfera regional, que atesta a firme vontade das forças ucranianas de defender a cidade até o “último homem”.

Bohdan @bohdan_mirosh
@KoloradskayaTla @YevhenS Os rapazes dos (batalhões) “Dnipro” e “Azov” circulam pela Mariupol, sorrindo para todos os peões. Não aparentam, de tudo, de serem assustados.

Bohdan @bohdan_mirosh
@KoloradskayaTla @YevhenS A Guarda Nacional da Ucrânia veio (nessa) noite com (os RPG-18) mukha, cerca de 1000 unidades.

Bohdan @bohdan_mirosh
Mariupol não será entregue, pois caso contrário, é o fim de todo o sul, os nossos percebem isso perfeitamente, por isso não vão deixar.

Bohdan @bohdan_mirosh
É assim, rapazes, parem o pânico. Existem quem e existe com o que disparar e destruir a blindagem. Há aviação. Os sistemas reativos de fogo simultâneo até mais que basta.

Bohdan @bohdan_mirosh
@mishukra15 As 83 unidades de blindados e mais de 2000 soldados apenas em 1 noite é pouco? Antes disso havia 2-3 mil (forças ucranianas em Mariupol e arredores).

Хуёвый Київ @tombreadley
Sobre Mariupol. Os nossos montam a defesa total da cidade, quer nos arredores, quer dentro da própria Mariupol.

Bohdan @bohdan_mirosh
@vfljyf58 Os para-quedistas (russos) não é possível que sejam lançados, em todo o Mariupol se localizam as anti-aéreas, e não só aqui, até (a vila de) Shyrokino, talvez até mesmo (a localidade de) Bezymenniy.

Bohdan @bohdan_mirosh
@vfljyf58 a nossa aviação em Shyrokino agora se prepara para receber a coluna. O mar (Azov) é controlado pela guarda-fronteira. Todos os dias eles malham nas lanchas deles (russas).

Громадське Приазов'я @PriazovTv
@pavelsheremet @euromaidan DRONes – há, “homemzinhos verdes” (russos) – não há. Pelo menos, neste instante.

Os invasores russos abatidos na Ucrânia

Um grupo de activistas russos abriu esta página no Facebook, só sobre os soldados que combatem clandestinamente na Ucrânia, e sobre as famílias enganadas e desesperadas. A mesma página fala de 1.000 mortos e feridos russos, só nas últimas operações. Falamos de militares das forças regulares da federação russa: https://www.facebook.com/groups/554080374717721

Hashtag #RussiainvadedUkraine

Para que o mundo saiba sobre a invasão russa na Ucrânia, é preciso fazer a re-postagem do hashtag no twitter! Precisamos colocar o hashtag no top do twitter, parece mentira, mas isso ajudará à salvar as vidas dos militares e voluntários ucranianos que combatem os agressores russos no leste da Ucrânia. Quem ainda não tem o twitter, é a hora de ter um: https://twitter.com

Agradece-se a divulgação e a re-postagem!

#RussiaInvadedUkraine