O documentário «O Anjo Branco - o Fim de Mariinka» ganhou o prémio de ouro e o grande prémio de televisão e cinema do Festival de Nova York. A história
da destruição impiedosa da vila ucraniana de Mariinka pelos ocupantes russos.
O filme é baseado em imagens de jornalistas alemães filmadas em Mariinka em 2022 durante a evacuação de civis pela polícia, entrevistas com polícia
e residentes salvos/resgatados, gravadas em 2023 e imagens de câmeras GoPro da polícia. O filme foi escrito e dirigido pelo jornalista alemão Arndt Hinzel.
“Este filme comovente oferece uma visão impressionante das consequências devastadoras da invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022”, afirmaram os organizadoresdo prémio num comunicado.
«As ações corajosas do polici(al) Vasyl Pipa e seus colegas em Mariinka foram trazidas à tona através de bravura e dedicação inabaláveis. A história dos Anjos Brancos simboliza a esperança em meio ao desespero... Parabéns à televisão alemã ZDF, bem como a todas as mentes e corações por trás deste drama documental, por criar uma obra comovente e inesquecível que vai além da narrativa para testemunhar as realidades da guerra e da imortalidade do espírito humano.»
Sem comentários:
Enviar um comentário