terça-feira, julho 07, 2020

O filme documental “Poeira Azure” sobre a tragédia de Chornobyl

O filme documental ucraniano “Poeira Azure” (Azure Dust) mostram a tragédia do acidente nuclear de Chornobyl através da vida de duas pessoas, que na época do desastre viviam na cidade de Pripyat. O filme retrata uma questão delicada: os abortos forçados pelo estado soviético das mulheres da região afetada pelo desastre nuclear.

O césio-137 é uma das várias substâncias radioativas liberadas ao meio-ambiente durante o acidente na quarta unidade da fábrica/usina nuclear de Chornobyl. Do latim, a palavra “césio” é traduzida como “azul celestial”. Juntamente com outras substâncias perigosas, essa “poeira azulada” infectou toda a Zona de Exclusão e, posteriormente, matou milhares de vidas.
Os criadores do projeto documental “Poeira Azure” conseguiram encontrar dois heróis com um destino único, que na época do desastre viviam em Pripyat. Eles, como outros moradores da cidade, foram evacuados bastante tardiamente. No entanto, apesar de tudo, eles conseguiram sobreviver e mostrar com seu próprio exemplo que é possível derrotar o sistema e superar circunstâncias difíceis, graças à perseverança, esperança e fé.

O filme é uma espécie de guia para a Zona de Exclusão. Graças às cenas únicas que os autores do projeto puderam filmar na cena da tragédia, o público poderá mergulhar completamente na atmosfera dos eventos e, junto com os heróis, sentir a atmosfera terrível e surpreendente que prevalece no local onde ocorreu um dos maiores desastres tecnogénicos do século XX.

O filme é legendado em inglês.

Sem comentários: