quarta-feira, julho 22, 2020

Como KGB protegia a herança judaica da Ucrânia Ocidental

Nas fotos tiradas no pátio da ex-secreta soviética KGB e no pátio da cadeia-museu na rua Lonckoho em Lviv debaixo do alcatrão soviético aparecem as matzevot – lápides das campas judaicas do cemitério de Yaniv.
O pátio e a cadeia foram usados pelas autoridades austríacas, polacas/polonesas, soviéticas, alemãs e novamente soviéticas. Hoje, os trabalhadores ucranianos removem o asfalto. Abaixo deste aparecem as matzevot – lápides das campas judaicas do cemitério de Yaniv. Suponha-se que foi mais uma obra macabra dos “libertadores-internacionalistas”. É pouco provável que os nazis(tas) tivessem o tempo para fazer isso.
Mais tarde, já nas décadas de 1970-1990, centenas de presos políticos ucranianos caminharam por este pátio – é assustador imaginar tudo isso, escreve o historiador e jornalista ucraniano Vakhtang Kipiani.
Blogueiro: mais uma razão para pensar que uso das lápides para fazer a calçada é obra soviética é o seguinte: mesmo se hipoteticamente foram os nazis(tas) a colocar as lápides no chão do pátio, não foram os nazis(tas) a colocarem o alcatrão por cima para cobrir a sua “obra”. Isso só poderia ser feito pelas autoridades soviéticas no período pós-II G.M.

Sem comentários: