terça-feira, junho 05, 2012

Como foi perdida a batalha da língua


Como e porque a oposição ucraniana não consegui impedir a votação do projeto da lei № 9073: “Sobre os alicerces da política linguística estatal”, que coloca em perigo a unidade nacional da Ucrânia.

A televisão ucraniana ICTV.ua conta: “Hoje apenas o deputado Andriy Parubiy (União Popular – Nossa Ucrânia), tentou impedir a votação do projeto da lei das “regiões”. Antes da votação, a oposição combinou que iria impedir a votação das “miudezas” (deputados que abandonaram os seus grupos parlamentares para servir o Partido das Regiões). Cerca de 30 deputados da oposição deveriam correr e arrancar os cartões de votação dos deputados vendíveis. Mas apenas Andriy Parubiy cumpriu a sua palavra...”

Diz o próprio deputado: “Amigos! No momento da votação eu corri para o setor dos vendíveis e arranquei dois cartões, impedindo os de votar a lei. Eu sei, deveria ser feito mais do que era possível. Mas após os acontecimentos do dia 24 de agosto, eu fui de perto vigiado pelos “regionais”. Tenho muita pena e me dói que desta vez não conseguimos impedir a apreciação do projeto da lei. Acreditem, eu fiz tudo o que podia”.


O blogueiro Pavel Ostrovskiy escreve: “Como natural de Donetsk pergunto, … porquê Andriy Parubiy teve bons reflexos e consegui retirar dois cartões, enquanto outros deputados que deveriam fazer o mesmo, não o fizeram? Porquê os deputados não bloquearam a tribuna nas vésperas? A diferença foi de apenas 9 votos!

Queremos dizer aqui que estamos muito gratos ao Andriy Parubiy pela sua luta absolutamente desigual pela alma da nossa nação. Hoje ele mostrou que mesmo “um é guerreiro no campo de batalha”. Os outros, os vendíveis, os com apelidos que terminam em –ko, –uk, desejamos vós arder no inferno, é o mínimo que podemos vós desejar…

É claro, Ucrânia que sobreviveu os 300 anos da russificação no império russo e mais de 70 anos de russificação soviética, irá sobreviver uma nova russificação forçada. Mas ninguém sabe à que custo…

Por fim, a polícia de choque (cerca de 200 efetivos), carregou sobre os ativistas ucranianos que se manifestavam na Praça de Independência de Kyiv, detendo a famosa escritora Irena Karpa, escreve Ridna.ua A página acrescenta que neste momento os telefones da Irena Karpa não respondem e que além dela, poderá haver mais detidos…

Sem comentários: