sábado, junho 30, 2012

Lenine que não quer goodbye


20 anos após a proclamação da Independência da Ucrânia, o nome mais popular das principais avenidas das cidades ucranianas, ou seja as avenidas onde se situam as instituições do poder estatal e local, é a rua Lenine.

As províncias ucranianas onde fica a maioria destas ruas são Vinnytsya, Kirovohrad e Zhytomyr. Em geral, os nomes soviéticos superam em 20 vezes (!) os nomes ligados à Independência (levantamento das principais avenidas das 20 mil localidades ucranianas, das cerca de 30 mil existentes):

Felizmente, Ucrânia não tem nenhuma rua central com nome de Estaline, mas possui mais de 100 ruas com nome de “kolkhoze”, Kirov, Kalinin, Shors. Existe a rua dos “chekistas”, no distrito do Huliaypole (a pátria do anarquista Nestor Makhno), existem dezenas de ruas com nome de Dzerzhinski.

O burgo independentista em matéria de toponímia é a província de Ivano-Frankivsk. No total, na Ucrânia existem apenas 14 ruas centrais Stepan Bandera; cerca de dez ruas ostentam os nomes de Roman Shukhevych, Andrey Szeptytskiy, Vyacheslav Chornovil e Ivan Mazepa.

Por fim, é possível fazer a comparação entre os três nomes soviéticos e três nomes ligados à Independência:

Toda essa realidade confirma o triste facto do que a Ucrânia ainda não conseguiu derrotar a identidade soviética e abraçar a identidade independente, como foi feito nos Países Bálticos e na Europa Central. Como disse uma vez Vaclav Havel, se a pessoa vive rodeada de propaganda do país totalitário e não repara nela, significa que a propaganda conseguiu os seus objetivos. O estado totalitário desapareceu, mas Ucrânia continua a viver no nevoeiro venenoso daquela propaganda. As consequências são mais que evidentes, todos os dias ucranianos podem os ver personificadas no seu presidente…

Fonte:

Bónus

Jas e Ivas, as mascotes não oficiais do Euro-2012, estão vingar a derrota da Ucrânia frente aos franceses...

Sem comentários: