terça-feira, junho 05, 2012

Partido das Regiões e violência II


A polícia bloqueou as ruas que acedem ao Parlamento ucraniano para impedir a oposição de iniciar o seu comício em defesa da língua ucraniana, protestando a votação do decreto – lei que divide Ucrânia na questão linguística.

O deputado da Municipalidade de Kyiv, Olexander Brygynets (BYUT), conta que a polícia usa a força física para impedir os ativistas pró-ucranianos de se aproximar ao Parlamento, mas permite a passagem dos “soldados” do Partido das Regiões, que provavelmente usam marcas especiais de identificação ou palavras – chave.

Nos arredores de Kyiv polícia de trânsito bloqueou os autocarros que traziam as pessoas que iam para apoiar a defesa da língua ucraniana (embora nas vésperas prometia não faze-lo). Em frente do Parlamento, os apoiantes do Partido das Regiões durante a noite montaram o palco, apesar do que a oposição submeteu o pedido oficial para a organização no local do seu comício. Por isso, neste momento o comício da oposição se iniciou em frente do Gabinete dos Ministros (cerca de 400 m abaixo do Parlamento, na mesma rua Hrushevskiy).
Comício da oposição
Os manifestantes pró-poder afirmam que eles têm tudo o que é necessário para “nos arrancar as cabeças”, conta deputado Brygynets, que também pede a aparência dos moradores de Kyiv no comício da oposição. “Poder pensa que bloqueou o Parlamento e Kyiv, na realidade bloqueou toda Ucrânia, a transformando em um enclave não civilizado”, disse deputado na entrevista à UNIAN.ua

UPD: A Lei foi votada imediatamente na abertura da seção plenária que durou menos de 5 minutos, Lei obteve 234 votos favoráveis do PR (dos 226 necessários), agora o plenário foi interrompido por 30 minutos ao pedido da "União Popular - Nossa Ucrânia" (NS-NU) e BYUT.  

Sem comentários: