segunda-feira, junho 04, 2012

Os russófilos optam pelo “voluntariado” pago


Osbilinguistasdo Partido das Regiões não se deram por vencidos após o chumbo do seu projeto da lei “Sobre os alicerces da política linguística estatal”, que pretende dar à língua russa o estatuto da segunda língua oficial da Ucrânia.

Após a luta corporal no Parlamento e a ameaça do démarche por uma parte dos deputados do seu próprio partido, os autores do projeto procuram na Internet os “voluntários” para participar no comício popular junto ao Parlamento ucraniano neste dia 5 de junho.

Num dos fóruns da discussão da cidade de Odessa, apareceu o anúncio para todos os que queriam algum troquinho, com a proposta de participar no comício em Kyiv junto ao Parlamento. Anúncio dizia: “Comício terá lugar em Kyiv, na manha de terça-feira e irá durar 1-3 horas, amanha o autocarro leva e após o comício traz de volta para Odessa, precisamos de 20 pessoas”. O autor do anúncio informa que organizador é o Partido das Regiões. Informação confirmada pela pessoa que colocou um anúncio semelhante na rede social VK.

Na terça reunimo-nos às 6h30 no metro Khreshatyk, saída para a rua Instytutska. Defendemos o Partido das Regiões. Pagamento logo após a ação – 135 UAH (cerca de 16,90 USD)”, disse o interlocutor.

Como é do conhecimento geral, na terça – feira a sociedade ucraniana se reúne em redor do Parlamento para protestar contra a adoção do projeto da lei do “bilinguismo”.

Fonte:

Sem comentários: