quinta-feira, junho 23, 2011

Batalha de Varsóvia: 1920

O filme polaco Batalha de Varsóvia: 1920 (Bitwa Warszawska: 1920), é um drama histórico do realizador Jerzy Hoffman que decorre durante a invasão soviética da 2ª República polaca.

Varsóvia, 1920. Ola (Olga) é uma actriz de teatro de variedades de Varsóvia e a namorada do Jan, poeta e oficial da cavalaria. Após receber as ordens de ir à frente de batalha, Jan propõe à Ola de se casar imediatamente. A boda é celebrada na igreja de Santa Anna em Varsóvia pelo jovem sacerdote Ignacy Skorupko. Durante a guerra Jan é acusado de ser simpatizante comunista e de fazer a propaganda bolchevique. O tribunal militar o condena à morte. Enquanto isso, Ola é importunada no teatro por um dos seus fãs, o capitão dos gendarmes. Mais tarde Ola se junta à Legião Feminina como enfermeira voluntária e se prepara para defender Varsóvia. Ela espera encontrar o seu marido, do qual foram perdidos todos os vestígios...

A história de amor é intercalada com os eventos históricos pela presença de figuras chave da guerra polaco – soviética de 1920. A estreia na Polónia é prevista para o dia 23 de Setembro de 2011. O filme Batalha de Varsóvia custou 9 milhões de dólares, tornando o filme a produção cinematográfica mais cara da história do cinema polaco.

Ver o trecho no YouTube:

Sem comentários: