terça-feira, junho 14, 2011

Rádio “A voz da Ucrânia Livre”

O militar do exército belga, engenheiro Albertus Hasenbroekx foi capturado pela Alemanha nazi em 1940. Fugindo do cativeiro nazi em Janeiro de 1943, Albertus Hasenbroekx juntou-se ao UPA e se tornou a voz ocidental na rádio clandestina “Ucrânia Livre”, com o nome do código Rádio “Afrodite”.


No início, os guerrilheiros ucranianos acharam que Albertus Hasenbroekx é um alemão e para os convencer que é belga, ele cantou o hino nacional da Bélgica “Brabançonne”. Percebendo que Albertus domina várias línguas estrangeiras, a liderança do UPA decidiu o colocar ao serviço da sua rádio clandestina “Ucrânia Livre” / Rádio “Afrodite”.

Sob o pseudónimo de “Zahidniy” (Ocidental), Albertus Hasenbroekx tornou-se o locutor da resistência ucraniana, ele lia as notícias em inglês e francês. As suas intervenções sempre começavam com as palavras: “Vocês escutam a voz da Ucrânia livre e independente!” — “Attention, attention! Ici Radio diffusiere ukrainienne clandestin La Libre Ukraine!No único texto original preservado nos arquivos do NKVD, Albertus Hasenbroekx escrevia: Alemanha hitleriana é tal inimiga da Ucrânia independente como Moscovo bolchevique, o seu caminho não é nosso”.

A estação da rádio funcionava na aldeia de Yamelnytsya (distrito de Skoliv, província de Lviv) entre 1943 e Abril de 1945, quando um destacamento do NKVD atacou a estação no meio da sua transmissão. Quatro funcionários da rádio morreram no ataque, um conseguiu escapar, enquanto o gravemente ferido Albertus Hasenbroekx foi capturado pela NKVD. Anteriormente, em Janeiro de 1944 o fundador da rádio “Afrodite”, Ivan Klym, foi capturado pelos nazis e publicamente enforcado em Drohobych.

O processo criminal do Albertus Hasenbroekx (a sua consulta pública foi possível desde 2008 após a abertura dos arquivos do Serviço da Segurança da Ucrânia) demonstra que ele contou o mínimo possível aos NKVDistas: afirmava que era prisioneiro do UPA e que trabalhava como cozinheiro. Após as interrogações violentos, em 1945 Albertus foi deportado sem o julgamento e sem a condenação para Vorkuta, mas em 1947 ele foi levado a cidade de Drohobych, onde foi julgado juntamente com outros guerrilheiros ucranianos. Durante o processo ele teve um advogado e foi condenado à uma pena de “apenas” 10 anos. Passou 8 anos em diferentes cadeias e campos de concentração estalinistas, sobrevivendo graças ao seu talento musical. Ele teve a permissão de tocar o violino na orquestra prisional, que o salvou dos exaustivos trabalhos físicos.

Após a morte de Stalin em 1953 e com a pressão activa da comunidade internacional, vários prisioneiros ocidentais do GULAG soviético começaram ser libertados. Juntamente com o seu violino – salvador, em Outubro de 1953 Albertus Hasenbroekx foi levado ao Moscovo, da onde com outros 11 cidadãos belgas, ex-prisioneiros do GULAG, foi deportado para Bélgica em Junho do mesmo ano. Nos campos de concentração Albertus Hasenbroekx aprendeu mais uma língua, a língua russa que era a língua oficial do GULAG soviético.

Até o jornal americano “New York Times” escreveu sobre este acontecimento: “Da Sibéria voltou para Bruxelas o belga Albertus Hasenbroekx, que durante muito tempo era locutor da rádio clandestina de ondas curtas do Exército Insurgente Ucraniano em Cárpatos, Ucrânia”.

Após o seu retorno a Bélgica, onde foi recebido pela esposa e filha, a vida do Albertus Hasenbroekx não era fácil. Poucos acreditavam na sua história ímpar, pois a resistência ucraniana era a matéria demasiadamente complexa para a compreensão europeia pós II G. M. Os veteranos do UPA transmitiam as suas palavras: “Se alguma coisa parecida fosse conseguida pela resistência belga ou francesa, isso seria propalado em todo o mundo como uma conquista ímpar”.

Na Bélgica Albertus Hasenbroekx era tido como o espião soviético, por isso ele limitava os seus contactos com outros veteranos do UPA, que conseguiram sobreviver e que ficaram dispersos pelo mundo fora. Numa das cartas raras, recebida e preservada pelos seus companheiros das armas ele escrevia:
Eu exorto vós ficar firmes na luta contra o inimigo comum. Um dia, pode ser que ele não está muito longe, nós teremos a felicidade e a possibilidade de festejar a independência da Ucrânia, mas este dia não chegará se toda a Ucrânia, como um todo, não se levantará contra o carrasco bolchevique, com ajuda dos povos aprisionados e ameaçados”.

Em 1967, Albertus Hasenbroekx participou nas comemorações do 25° aniversário da criação do UPA, que tiveram o lugar em Liège, onde ele discursou em ucraniano e francês, contando sobre a sua participação na luta de libertação nacional da Ucrânia.

Os participantes no evento lembram que Albertus Hasenbroekx falava da resistência ucraniana como “admiração e reconhecimento”, ele dizia: “A dedicação, a coragem e o heroísmo deste calibre eu não encontrei em lado nenhum”. Ele também contava sobre a permanência e as mortes dos milhares de ucranianos nos campos de concentração soviéticos, dizia que os ucranianos perfaziam cerca de 50% de todos os prisioneiros. No mesmo 1967 Albertus Hasenbroekx foi condecorado com a ordem do “Cruz de Ouro” da Direcção Central dos antigos combatentes do UPA.

Os companheiros do Albertus Hasenbroekx se recordam sobre as suas memórias escritas, mas estas não chegaram até nós. Alguns dados indicam que as memórias foram destruídas pela família, o tema da sua permanência nos territórios da URSS e em exílio era bastante doloroso e perigoso.

Albertus Hasenbroekx morreu e foi sepultado na cidade de Bruges em Setembro de 1979 com a idade de 64 anos. Até o fim da sua vida ele mantinha no coração as memórias sobre a resistência ucraniana, assinava as suas cartas como “Ocidental” e acrescentava “Glória a Ucrânia”. Ele acreditava que chegará o dia quando Ucrânia se tornará independente.

O tempo do meu trabalho na rádio “Ucrânia Livre” era o melhor momento da minha vida. Eu renasci e entendi o que significa viver e lutar pelos ideias nobres. A liberdade da Ucrânia, a libertação deste bom povo tornou-se o meu objectivo....”, dizia ele. E mais: “Para mim continuam inesquecíveis os dias e meses da luta revolucionária clandestina no UPA... Eu nunca terei pena, pelo contrário, considero me feliz por ter a possibilidade com o meu trabalho servir a libertação da Ucrânia. Ucrânia merece a vida, o trabalho e a luta em seu nome...”

30 anos depois, Ucrânia oficialmente homenageou Albertus Hasenbroekx. Por decreto do presidente da Ucrânia Viktor Yushchenko, em Fevereiro de 2010, Albertus Gustavus Hasenbroekx, cidadão do Reino da Bélgica, participante da luta de libertação nacional, foi condecorado ao título póstumo com a Ordem de Mérito do 1° grau. Os representantes da embaixada da Ucrânia na Bélgica entregaram a Ordem a filha do Albertus e aos seus netos.

Sou feliz por ele sobreviver para falar em nome dos milhões de outros heróis falecidos. Sou grata ao Sr. John Stienen da Holanda, que estudou detalhadamente a vida e o destino do Albertus Hasenbroekx na Ucrânia e na Bélgica. Agradeço a Sra. Oksana Zabuzhko que o revelou para os ucranianos, primeiramente no seu ensaio “Cinzas do Klaas” e depois no romance “Museu dos Segredos Esquecidos”. Agradeço aos historiadores Volodymyr Vyatrovych e Volodymyr Moroz, que ajudaram com os arquivos. Agradeço aos diplomatas ucranianos na Bélgica, aos amigos e companheiros do Albertus que escreveram sobre ele.

Neste ano, o grupo ucraniano Mertviy Piven (Galo Morto) dedicou ao rádio clandestino o seu novo álbum, com as canções que seriam tocadas na rádio “Afrodite” hoje.

Ver no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=vsEzfz6fQXs&feature=related  


Fonte:
http://www.istpravda.com.ua/articles/2011/06/11/41933

Ler mais:
http://www.franko.lviv.ua/faculty/jur/vypusk6/end4.htm (estudo histórico sobre a rádio – difusão da clandestinidade ucraniana, em ucraniano).

Dados técnicos e históricos sobre a rádio “Ucrânia Livre” / Rádio “Afrodite” (Volodymyr Moroz, “Rádio – Difusão da Clandestinidade Ucraniana”, Lviv, 2005).

O aparelho de ondas curtas foi comprado pela OUN à resistência polaca por 45.000 zloty no final de 1942, início de 1943; a defesa e o fornecimento de materiais era da responsabilidade do Serviço de Segurança (SB) da OUN que dispunha para o efeito de 20 – 25 pessoas, incluindo 5 guardas armados em permanência; rádio começou funcionar em Outubro de 1943; em Dezembro de 1943 rádio difundia nas ondas curtas de 41 – 43 metros, três – quatro vezes por dia em ucraniano, russo, francês e inglês; mais tarde surgiram os programas em alemão; rádio transmitia a música ucraniana, possuindo o giro – disco com 90 discos; em 1944 da Áustria chegou o novo aparelho e as transmissões da rádio eram captadas na Alemanha, Grã – Bretanha e França; nos meados de Julho de 1944 a rádio foi atacada pelos pára-quedistas soviéticos, ataque repelido pelo destacamento do UPA “Burlaka”; Setembro – Dezembro de 1944, a rádio muda de instalações; início de 1945, a rádio reinicia as suas emissões; dia 6 ou 7 de Abril de 1945, a estação deixa de funcionar, atacada e destruída pela NKVD.

Sem comentários: