sábado, junho 25, 2011

Exército Vermelho vs Ronald McDonald

O monumento ao soldado soviético em Sófia na Bulgária foi recentemente artisticamente “melhorado” por um artista (grupo de artistas) anónimo, que transformaram as personagens soviéticas severamente cinzentas em alegres e simpáticas ícones ocidentais: Super Homem, Batman & Robin, vilão Jocker, palhaço Ronald McDonald, Mulher-Maravilha, Wonder Boy, Capitão América, Santa Claus, entre outros. O(s) próprio(s) artista(s) chamaram a sua instalação de “Caminhando com o tempo” (V krak s vremeto).

A percepção da acção artística na sociedade búlgara varia entre aprovação e admiração quase unanime entre as camadas jovens e alguma condenação e apreensão entre os cidadãos idosos. Também não se pode esquecer a verdade histórica: nenhum soldado soviético morreu na Bulgária durante a II G. M., pois na altura o exército búlgaro recebeu as ordens do Rei & Governo para não resistir ao avanço do poderoso Exército Vermelho que ocupou o país por mais de 40 anos...

Em 1991 um movimento parecido nasceu em Praga, chamado “Sociedade do tanque cor-de-rosa”. Os seus activistas pintavam cor-de-rosa o tanque soviético que URSS colocou na capital checoslovaca como o símbolo da sua dominação sobre a Europa Central e do Leste.

Ver as 14 fotografias do monumento em Sófia:
Fotogaleriia_pametnikut_na_suvetskata_armiia

Sem comentários: