domingo, março 27, 2016

A secreta ucraniana SBU comemora o seu dia profissional

No dia 25 de março o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), comemora o seu dia profissional. Para assinalar o dia, SBU apresentou a sua nova página e produzia um vídeo para “felicitar” os traidores que após a ocupação da Crimeia traíram o seu juramento, passando servir o FSB russo.

A nova página do SBU funciona no seguinte endereço: http://www.ssu.gov.ua A página anterior foi criada mais de 10 anos atrás, é tecnicamente e moralmente obsoleta (essa pagina estará em funcionamento por mais algum tempo: http://www.sbu.gov.ua).
O novo sítio possui o novo design, integração com as redes sociais, acesso fácil às fotografias, arquivo de vídeo e um motor de busca potente. Algumas utilidades serão acrescidas oportunamente; de momento, são corrigidos os possíveis erros e falhas no seu funcionamento.

O serviço de imprensa do SBU pode ser contactado de seguintes formas: Tel. +380 44 2555186, pressinfo@ssu.gov.ua ou nas redes sociais: https://www.facebook.com/SecurSerUkraine e https://twitter.com/ServiceSsu

Aproximação ao cidadão

Não é segredo que durante longo período SBU não estava próximo ao cidadão da Ucrânia, vivendo a sua própria vida, ganhando o dinheiro de forma mais ou menos obscura, servindo o regime do Viktor Yanukovych. 
SBU e a sociedade civil
Neste momento na Ucrânia funciona o Conselho Comunitário da Renovação do SBU, onde os voluntários e ativistas sociais trabalham em conjunto com a liderança de secreta para reformular o serviço (a síntese do último encontro). A sociedade civil ucraniana quer que SBU faça limpeza dos seus quadros, livrando-se dos membros corruptos e dos agentes infiltrados, desejando contribuir ao processo.

SBU na defesa da Ucrânia
O grupo "Alfa" do SBU em treinos
Dezenas de oficiais do SBU, os membros  do Centro das Operações Especiais “Alfa”, da contra-inteligência e dos diversos outros departamentos, pelo segundo ano consecutivo defendem Ucrânia no decorrer da guerra russo-ucraniana, oficialmente conhecida como Operação Anti-terrorista (OAT). Eles já conduziram diversas operações de sucesso, sobre muitas das quais hoje ainda não é possível falar publicamente, para não comprometer a segurança nacional da Ucrânia.
Numa das paredes do aeroporto de Donetsk que contém a lista das unidades que participaram na sua defesa, no fim da lista, podemos ler: CSO “A”-Grom-Nikolaev (Mykolaiv). A inscrição foi deixada pelo major Roman, conta o blogueiro ucraniano Roman Sinicyn:
Major Roma(n) passou duas rotações no aeroporto de Donetsk, no seu tempo livre (!), em segredo, quer da família, quer das chefias. Pedia as férias e viajava até a vila de Pisky, de lá, já na companhia dos pára-quedistas ia até o aeroporto. Como voluntário, sem nenhum estatuto oficial e com armamento capturado ao inimigo.
Major Roman do "Alfa" do SBU na OAT
Um dia, a sua cara apareceu na reportagem dos jornalistas ucranianos, ele foi reconhecido e chamado à capital ucraniana para ser reprimido. Felizmente, o senso comum ganhou e em vez de repreensão, Roman recebeu a ordem militar “Bohdan Khmelnytskiy” do 3º grau.
O grupo "Alfa" do SBU na linha da frente
Major Roman sofreu diversas contusões, mas continua a chefiar uma das unidades especiais de “Alfa” do SBU na zona de OAT.

Felicitamos o major Roman com o dia do SBU!

As felicitações aos traidores...

Para recordar o 2º aniversário da anexação da Crimeia, SBU produziu o vídeo desmotivacional “Lembramo-nos dos traidores”, onde reuniu as imagens fotográficas e de vídeo dos antigos funcionários da secreta ucraniana que após a anexação da Crimeia passaram à servir o FSB russo. O vídeo foi publicado na Internet no dia 24 de março, nas vésperas do Dia do SBU.
Os traidores do SBU
“25 de março é um feriado profissional dos funcionários do Serviço de Segurança da Ucrânia, que, dedicadamente resistem à agressão da federação russa. Mas há funcionários, que na hora crucial para o país, traíram o juramento e se passaram para o lado do inimigo. [...] Esta é apenas uma pequena parte dos traidores, mas lembramo-nos de todos. No final, ainda gostaríamos de felicitar todos os ex-funcionários da SBU, que estão ao serviço do FSB. Parabéns pelo 16 de março – o dia do traidor”, – se diz na legenda do vídeo (16/3/2014 é a data de ocupação da Crimeia pela Rússia), informa a Rádio Liberdade.

A vida dos traidores

Na primavera de 2014 o SBU perdeu cerca de 90% dos seus efetivos da Crimeia: dos cerca de 2.300 funcionários, apenas 215 se mudaram para Ucrânia continental, os restantes ou se passaram para FSB ou deixaram o serviço.

Por sua vez, sabe-se que o próprio FSB expulsou os 13 “integrais” (assim a secreta russa chama, de forma não oficial, os ex-funcionários do SBU), outros 17 foram movidos e colocados nas diversas regiões russas fora da Crimeia. Por vezes colocados nos postos de menor importância, embora à todos os traidores foi prometida a permanência na península e manutenção das suas regalias e postos de trabalho.   

Desde 2014 Ucrânia não julgou nenhum dos seus ex-funcionários da secreta por alta traição, uma das razões é a dificuldade de sua detenção e apresentação nos tribunais ucranianos.

“A regra do que os traidores não são respeitados em lugar nenhum foi confirmada na Crimeia. Os traidores da Crimeia não foram respeitados no FSB desde o seu primeiro dia. E até agora, lá continua a limpeza dos indesejados. Foram lhes criadas as condições de trabalho intoleráveis, eles estão sob a pressão psicológica das chefias, eles são punidos por menores infrações, tendo em conta de que os operativos “puros” do FSB são intocáveis. Assim, os traidores gradualmente são expulsos: são transferidos aos serviços longe da Crimeia, ou são demitidos, temendo que eles podem trair novamente, como fizeram em 2014”, – informam as fontes ucranianas.

https://www.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=QaMZWyDW3q0

Sem comentários: