segunda-feira, abril 20, 2015

Prisioneiros políticos ucranianos nas cadeias da Rússia

Desde o início da guerra de agressão e de ocupação que federação russa moveu contra Ucrânia, diversos cidadãos ucranianos foram raptados, presos e detidos pelas autoridades russas sob acusações mais absurdas. A maioria deles continua nas cadeias russas, sem visitas do Cônsul da Ucrânia, nem dos familiares. 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia reuniu os dados sobre estes casos.
Nadiya Savchenko (33) despensa à apresentação, é piloto ucraniana capturada em combate pelos separatistas em 17 de junho de 2014 e levada ilegalmente para Rússia, por volta de 8 de julho. Desde ai é mantida na cadeia moscovita controlada pelo FSB, onde mantêm a greve de fome.
Em novembro 2014 Nadiya Savchenko tornou-se membro do Parlamento da Ucrânia e da delegação ucraniana à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE). Apesar de seu estatuto oficial e imunidade diplomática, apesar dos apelos de organizações de direitos humanos, líderes internacionais e dos governos, as autoridades russas continuam deter ilegalmente Nadiya Savchenko. 

O projeto conjunto do MNE da Ucrânia e do Canal 1 + 1 dedicado à Nadiya Savchenko: https://www.youtube.com/watch?v=en1WLyHhwPE  
 
Ativistas da Criméia Oleg Sentsov, Olexander Kolchenko e Olexei Chirniy (de esquerda para direita)
Cineasta e natural da Crimeia, Oleg Sentsov (1976) foi ativista de “AutoMaydan” que durante a invasão russa de março de 2014 ajudou à distribuir os alimentos e suprimentos aos militares ucranianos bloqueados nas suas bases na Crimeia. Foi preso em 11 de maio de 2014 e acusado pelo FSB de “conspirar no cometimento dos actos terroristas”, na companhia dos outros ativistas ucranianos: Gennady Afanasyev, Olexiy Chirniy e Olexander Kolchenko. Desde 19 de maio Sentsov está detido na prisão Lefortovo em Moscovo.
 

As autoridades ucranianas estão sendo impedidos pelos seus homólogos russos de entrar em contato ou ajudar Sentsov, Kolchenko e outros ativistas, pois estes, contra a sua vontade expressa foram tornados (!) cidadãos russos. A União Europeia e os Estados Unidos condenaram à sua detenção e apelaram à sua libertação.
Yuri Yatsenko (23) é um estudante de pós-graduação da Faculdade de Direito na Universidade Nacional de Lviv e Bohdan Yarichevsky (24) é advogado e possui um diploma de honra da mesma Universidade. 
Yuri Yatsenko, 23 anos
Em maio de 2014 ambos foram detidos na região de Kursk, acusados de desrespeitar as regras de entrada ou a permanência na Federação Russa. Eles admitiram a sua culpa e pagaram a multa de 2.000 rublos. No entanto, a ordem de expulsão não foi emitida e eles permaneceram sob custódia das autoridades russas. Foram alvos de abusos de espancamentos, ameaças e tortura, por presumíveis agentes do FSB. No final, Bohdan Yarichevsky, foi deportado para Ucrânia em agosto de 2014 e Yuri Yatsenko, em 10 de abril de 2015 foi sentenciado à dois anos de prisão, no entanto foi libertado e já no dia 8 de maio estava com a sua família em Lviv. Confirmando mais uma vez todo o tipo de coerção e as ameaças do FSB que exigia em troca da sua libertação as declarações públicas que prejudicariam Ucrânia (ler mais).
 
Mykola Karpyuk (1964) é um ativista cívico ucraniano foi preso em 21 de março de 2014 em circunstâncias pouco claras, possivelmente sequestrado na Ucrânia e ilegalmente levado ao território russo. Mykola Karpyuk possivelmente está sendo detido na prisão de Yessentuki e é acusado, por autoridades russas, de participar nas actividades ilegais na Chechênia. O Cônsul da Ucrânia não foi autorizado a visita-lo.
Mykola Karpyuk
Stanislav Klykh (1974) foi preso na Rússia em 11 de agosto de 2014, durante uma visita à sua namorada na cidade de Orel. Depois disso, foi supostamente transferido para as prisões em Yessentuki e de Pyatigorsk; sendo acusado por autoridades russas da participação no movimento “Setor da Direita”. O Cônsul da Ucrânia não foi autorizado à visita-lo.
Stanislav Klykh
Serhiy Litvinov (1983), foi preso no dia 22 de agosto de 2014, acusado de ser membro do batalhão voluntário “Dnipro”. De acordo com informações oficiais do Ministério do Interior ucraniano, responsável pelo batalhão “Dnipro”, Litvinov nunca foi um membro do batalhão. O Cônsul ucraniano visitou Serhiy por duas vezes, durante os encontros ele queixava-se sobre a violência, tortura física e psicológica empregada contra ele por parte das autoridades russas. Serhiy Litvinov está detido na 5ª prisão preventiva (SIZO) de  Moscovo.
Serhiy Litvinov
Valentyn Vyhovsky (não temos a sua foto) foi preso em Simferopol em 18 de setembro de 2014, transferido para Moscovo e acusado de recolher informações classificadas. O Cônsul da Ucrânia não foi autorizado a visita-lo.
 
Yuriy Soloshenko, o ex-diretor da empresa nacional ucraniana “Znamya” foi preso em Moscovo, em 5 de agosto de 2014, acusado de espionagem. O Cônsul da Ucrânia não foi autorizado a visita-lo.
Fonte:
http://mfa.gov.ua/en/page/open/id/4177

Sem comentários: