sábado, novembro 02, 2024

Os mundos africanos da Yana Massuque

Yana Massuque (Ochkalas), nasceu em Pavlohrad na Ucrânia. Actualmente vive na República de Moçambique.




Contactos para aquisição de quadros: + 258 849262220

Chefe da diplomacia ucraniana em visita histórica à Angola

Foto: (c)MRE de Angola
O chefe da diplomacia ucraniana, Dr. Andrii Sybiha foi recebido pelo Presidente da República de Angola, João Laurenço e pelo Ministro das Relações Exteriores de Angola, Tete António. 

No dia 25 de Outubro, em Luanda, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, foi recebido pelo Presidente da República de Angola, João Laurenço, no desenvolvimento do diálogo entre o líder angolano e o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. 

“Estamos gratos ao Presidente João Lorenço pela sua posição forte e de princípio em apoio da soberania e integridade territorial da Ucrânia. “Ambos os nossos países conhecem a dor da guerra, mas também conhecem o preço e o valor da paz”, enfatizou o ministro ucraniano. 

Durante a reunião, as partes trocaram opiniões sobre questões-chave da agenda internacional, incluindo a segurança alimentar e energética, a liberdade de navegação. 

Dr. Sybiha enfatizou a importância de apoiar a Fórmula da Paz, que é a única forma de alcançar uma paz abrangente, justa e sustentável no nosso país, e convidou a parte angolana a unir esforços internacionais para a sua implementação prática. “Convidamos Angola, que é conhecida no mundo pelos seus esforços de paz, a participar na segunda Cimeira Global da Paz”, observou o ministro. 

As partes discutiram detalhadamente a intensificação da cooperação bilateral em diversas áreas de interesse mútuo: agricultura, educação, tecnologias, energia, cooperação técnico-militar e outras. 

“Este ano celebramos 30 anos de relações diplomáticas entre a Ucrânia e Angola. A minha visita, que é a primeira visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia a Angola e a minha primeira visita oficial a África, enfatiza a importância de Angola para a Ucrânia na África Austral. Temos laços historicamente estreitos entre os nossos povos e países. Espero que juntos abramos uma nova página nas relações bilaterais», enfatizou Andrii Sybiha.

Andrii Sybiha enfatizou a abertura e consistência da política da Ucrânia em relação ao desenvolvimento das relações com os Estados africanos, que se baseia nos princípios da amizade e confiança, cooperação mutuamente benéfica e respeito pela Carta das Nações Unidas, uma prova direta disso foi o lançamento das Instituições diplomáticas ucranianas em 7 países do continente africano em 2024. 

Na quinta-feira, 24 de Outubro, durante a visita a Angola, o MNE da Ucrânia e o Ministro das Relações Exteriores de Angola, Tete António, mantiveram negociações bilaterais em Luanda. 

Foto: (c)MRE de Angola

Andrii Sybiha destacou a historicidade da primeira visita do responsável do MNE da Ucrânia a Angola, lembrando que este ano os dois países celebram o 30.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas e o 20.º aniversário da abertura da Embaixada da Ucrânia em Luanda. 

Durante as negociações, os ministros centraram-se nas perspectivas de envolvimento das empresas ucranianas em projectos de modernização das infra-estruturas energéticas e de transportes de Angola, bem como do seu sector agrícola. Discutiram o papel da Ucrânia e potenciais projectos mutuamente benéficos no contexto da implementação do corredor do Lobito. 

Os diplomatas prestaram especial atenção à agricultura de alta tecnologia, em particular à utilização de drones na agricultura. “A Ucrânia tem experiências e tecnologias únicas, que estamos prontos a partilhar e a ajudar Angola a aumentar a sua auto-suficiência alimentar”, salientou Dr. Sybiha. 

O responsável ucraniano referiu que Ucrânia está interessada em alargar o quadro contratual e jurídico ucraniano-angolano. Segundo o mesmo, a prioridade para a cooperação é a celebração do Memorando de Entendimento entre os governos na área da defesa e do Memorando de Entendimento entre os ministérios da agricultura dos dois países. 

Os ministros concordaram ainda em estabelecer o trabalho de uma comissão intergovernamental conjunta e preparar a sua primeira reunião. As partes discutiram também as perspectivas de celebração de acordos para evitar a dupla tributação, promoção e protecção mútua de investimentos, cooperação entre academias diplomáticas. 

O chefe do Ministério dos Negócios Estrangeiros observou separadamente que Ucrânia enfrenta actualmente problemas graves devido à poluição das minas. Angola, mesmo muitos anos após o fim da guerra, enfrenta o mesmo problema e tem uma experiência considerável na sua superação. Andrii Sybiha sugeriu o reforço da cooperação entre a Ucrânia e Angola no domínio da desminagem humanitária. 

O ministro confirmou a disponibilidade da Ucrânia para reforçar a cooperação no sector da educação e aceitar mais estudantes de Angola assim que as condições de segurança o permitam. Lembrou que o próprio Ministro Tete António estudou em Kyiv há muitos anos e está bem ciente da elevada qualidade do ensino superior ucraniano.