A cidade de Aleppo rendeu-se quase sem luta, a segunda cidade, Hama, também caiu quase sem resistência. O grupo americano lançou uma ofensiva a partir do sul, os curdos estão a atacar e a própria Damasco cheira a rebelião.
Depois de tomarem a cidade de Hama, os rebeldes de Idlib, apoiados pela Turquia, dirigem-se agora para sul, em direcção a Homs, a terceira maior cidade da Síria, com uma população de 800.000 habitantes. A Al Jazeera relata o início de um motim na 47ª brigada da 11ª divisão das forças governamentais na área de Hama.
Situação na Síria em 27 de Novembro de 2024 |
Há batalhas de rua na capital da Síria. A televisão estatal síria deixou de emitir. A ofensiva continua. Israel e os Estados Unidos estão a realizar consultas em antecipação da queda do governo de Assad, informa o 12º TV canal do Israel.
O comandante do contingente militar iraniano na Síria morreu na sequência de um ataque rebelde. Durante os confrontos entre o exército sírio e grupos armados da oposição, o chefe do serviço de segurança militar síria em Aleppo, o general Ahmad Khudra al-Ali, foi morto.
Possivelmente a embaixada russa é avacuada do Damasco |
Comandante das forças russas na Síria, o tenente-general Sergey Kisel (o mesmo responsável pela derrota russa na batalha de Kharkiv em 2022) foi demitido. Os blogueiros militares russos, alinhados com Kremlin, receberam as deixas de momento: «as derrotas do Assad são da sua própria responsabilidade, rússia não pode ser culpada disso, rússia não precusa e nunca precisou da Síria». Significa que as mesmas deixas serão defendidos por todas as «cabeças falantes» russas e pró-russas: de Portugal ao Brasil.
Um meme ucraniano |
Damasco em três dias, como se costuma dizer.
4 comentários:
Provavelmente, o Assad vai se refugiar no litoral, pois ele é alauita e xiita. Essa parte da população vive no litoral, onde estão a frota russa e lá ele se sente mais seguro. A Síria virará terra de ninguém. PS: alguma atualização sobre a situação na Geórgia?
Lembro da Ucrânia combatendo os terroristas do Wagner no Sudão. Rezo pelo fim do Assad como aconteceu com Gaddafi.
Já está desatualizado o blog. Já estão nas portas de Homs. Próximo passo é Latakia, Tartus e finalmente Damasco.
A Ucrânia tem que saber que existe grupo Wagne da Russia na Venezuela e informar aos demais países como Colômbia, Brasil, Guiana, Peru e Equador.
Fonte: https://www.gov.br/defesa/pt-br/arquivos/ajuste-01/ensino_e_pesquisa/defesa_academia/cadn/artigos/xvi_cadn/aa_armaduraa_invisivela_aa_utilizaaoa_daa_empresaa_militara_privada.pdf
Enviar um comentário