quarta-feira, novembro 20, 2024

1.000 dias de uma guerra que muda o mundo

Os ucranianos demonstraram o seu heroísmo, unidade e invencibilidade nos 1.000 dias de resistência à invasão e a agressão russa em grande escala. Os ucranianos demonstraram a sua disponibilidade para lutar pela sua liberdade, independência e valores democráticos. Esta não é apenas a luta da Ucrânia, mas também a protecção de princípios comuns.

As forças ucranianas libertaram mais de 15.000 quilómetros quadrados de territórios ocupados, incluindo cidades e aldeias importantes no leste e no sul do país. As FAU destruiram mais de 19.000 unidades de equipamentos militares russos, incluindo tanques, veículos blindados de transporte de pessoal e sistemas de artilharia. De acordo com o Estado-Maior General das Forças Armadas, em meados de Novembro de 2024, a rússia perdeu cerca de 720.000 soldados (KIA, MIA, WIA, POW, etc).

Os ucranianos pagam um enorme preço pela liberdade – milhares de vidas humanas, cidades e infra-estruturas destruídas. Isto deveria lembrar ao mundo civilizado que a liberdade tem um preço. A agressão russa resultou em milhões de refugiados, milhares de crianças sem casa e sem pais. O mundo deve compreender a escala da tragédia e ajudar as vítimas. Em Novembro de 2024, havia mais de 3,7 milhões de pessoas deslocadas internamente na Ucrânia. Mais de 6,2 milhões de ucranianos partiram para países europeus e ocidentais em busca de segurança.

Sem a ajuda dos parceiros, a Ucrânia não conseguiria resistir com sucesso ao agressor russo. Por isso, apoiar a Ucrânia é um investimento na segurança global. A guerra contra a Ucrânia é um desafio não só para um país. A agressão russa mina os fundamentos do direito e da segurança internacionais, estabelecendo precedentes para outros regimes autoritários. A resistência da Ucrânia tornou-se um símbolo da luta pela liberdade para muitos povos. Dá um impulso à luta contra as ditaduras e os regimes totalitários.

O dano total causado à Ucrânia em resultado da agressão russa é de aproximadamente 800 mil milhões de dólares americanos: os danos infra-estruturais são superiores a 200 mil milhões de dólares americanos, os danos ambientais causados ​​aos ecossistemas ucranianos são estimados em 65 mil milhões de dólares americanos.

A criação de um tribunal internacional para os criminosos de guerra russos é necessária não para o povo ucraniano, mas também para prevenir conflitos no futuro. A Ucrânia procura fazer parte da comunidade europeia. A sua luta pelos valores europeus é mais um passo para uma Europa unida e forte.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ucrânia precisa fazer como o Paquistão. Depois das humilhações sofridas contra a Índia, criou vergonha na cara e estourou uma bomba atômica. Agora a Índia está quietinha.