quarta-feira, abril 05, 2023

Brovary e Bakhmut, após a chegada dos «libertadores russos»

«Restos» |mortais| e a data de sepultura

Brovary, a cidade-satélite de Kyiv, um dos últimos pontos, onde os ocupantes russos tentaram o ataque massificado de blindados contra capital e onde a coluna russa foi despedaçada pela artilharia, caçadores de tanques e pelos Bayraktar, imagens dramáticas de há 1 ano.








Nos arredores de Brovary surgiu um novo e bastante grande local de sepultação. Aqui são sepultadas as pessoas e os seus restos mortais, muitas das vezes incompletos, que até hoje são encontrados nas matas, nas caves e noutros locais. Muitos deles são anónimos, alguns são identificados. Outros, morreram já após a libertação da região pela Ucrânia, atingidos pela dor física e emocional, sofrendo com a perda irrecuperável dos seus entes queridos, na sequências de ferimentos e torturas, às mãos dos ocupantes russos...

A cidade de Bakhmut

Os moradores de Bakhmut (bairro de Komarovka) filmam os restos da sua cidade, o resultado direto do aparecimento dos «libertadores russos». Os ocupantes russos: exército regular russo e mercenários da EMP Wagner sabem que há civis na cidade, apesar disso a cidade é constantemente bombardeada, os bairros residenciais são destruídos e os moradores são mortos. 

O bando do putin, lavrov e propaganda russa chamam isso de «defesa e proteção das populações russófonas». 

@kazansky2017

Sem comentários: