quinta-feira, abril 27, 2023

Ucrânia recebe blindados «Valuk» e rússia perde MiG-31

A Eslovênia transferiu secretamente 20 veículos blindados Valuk para Ucrânia, escreve o portal esloveno 24UR. Segundo a publicação, o transporte para Ucrânia ocorreu esta semana em condições de total sigilo.

Os Valuks têm morteiros automáticos de 40 mm ou metralhadoras de 12,7 mm. Havia 85 desses veículos no exército esloveno. Eles estiveram no serviço por 24 anos.

Por que isso é especialmente importante para a Ucrânia? Se confirmada a informação da publicação eslovena, isso significaria que a Áustria deu consentimento para a reexportação das máquinas, pois o Valuk é uma versão licenciada do Pandur I da Steyr-Daimler-Puch, empresa austríaca que hoje é parte da American General Dynamics.

Isso significa que a neutralidade demonstrativa ou mesmo pró-russa da Áustria termina. Isso só é possível se a Áustria estiver convencida da vitória da Ucrânia.

📷 ilustrativa Slovenska vojska

Bónus

O caça russo MiG-31, que é o portador de mísseis «Kinzhal», caiu no lago Imandra perto da vila de Ryzh-Guba na região de Murmansk. Segundo testemunhas aparelho «quebrou o gelo e está no fundo do lago». Aparentemente não houve a ejeção de pilotos. Simbolicamente.


Sem comentários: