segunda-feira, junho 15, 2020

Russo que lutou pela Ucrânia independente até a morte

Em maio de 1948 o MGB da Ucrânia Soviética prendeu em Kyiv os 15 membros da resistência anti-comunista de Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN), liderados pelo russo étnico, Ihor Pronkin “Berkut”, que apesar de tortura se recusou colaborar com autoridades soviéticas.
Ihor Pronkin, 1929-1953
Ihor Pronkin “Berkut” nasceu em 1929 na cidade russa de Kazan, na Ucrânia ele estudava física na Universidade de Kyiv, ao mesmo tempo liderava a rede da resistência de OUN na capital ucraniana, que se dedicava às ações de inteligência e propaganda,  preparando-se para ações de luta armada contra autoridades de ocupação soviéticas, representantes do partido comunista, do MGB e do ministério de interior.

Ihor Pronkin foi condenado aos 25 anos de GULAG, onde morreu em 1953 durante a revolta de Norilsk
Yuriy Hayduk, nasceu em 1928, sentenciado aos 25 anos de GULAG
Ivan Velyhurskiy, nasceu em 1930, sentenciado aos 25 anos de GULAG
Petro Bendyuk, nasceu em 1929, sentenciado aos 25 anos de GULAG
Hryhoriy Hovdyo, nasceu em 1928, sentenciado aos 25 anos de GULAG
Recorda o veterano do KGB soviético Albert Dichenko:
Ihor Denysenko, nasceu em 1930-2007, sentenciado aos 25 anos de GULAG
Hryhoriy Pidoplichko, nasceu em 1927, sentenciado aos 10 anos de GULAG
Oleksiy Hordiychuk, nasceu em 1928, sentenciado aos 25 anos de GULAG
Emiliy Khomenko, nasceu em 1928, sentenciado aos 10 anos de GULAG
“...Nessa altura, terminaram as ações do seguimento de dois casos de acompanhamento secreto de grupos – “Krai” e “Grachi” – sob os quais eram seguidos os membros da rede municipal da OUN de Kyiv. Nota-se que essa organização clandestina na própria capital [da Ucrânia] operou até 1949, e isso apesar da enorme concentração de unidades de contra-inteligência.

Interessante que organização foi liderada por um aluno do Instituto de Educação Física, da etnicidade russa, Ihor Pronkin. Ele foi capturado de forma simples – foi decifrado o emissário que chegou com as instruções e, quando ele chegou, foram detidos juntos.

[...]
Anatoliy Marchenko, nasceu em 1927, sentenciado aos 10 anos de GULAG
Natália Deyneko, nasceu em 1929, sentenciada aos 5 anos de GULAG
Lyudmyla Marchenko, nasceu em 1928, sentenciada aos 5 anos de GULAG
Literatura, armas e objetos pertencentes à rede da OUN de Kyiv
E o que é interessante, apesar dos métodos específicos de conduzir a investigação [uso da tortura], ele não disse nada, exceto: “Sim, sou o chefe da rede da OUN na cidade de Kyiv. E não vou vos contar mais nada. Além disso, ele disse: “Enquanto eu estiver vivo e por quanto tempo vou viver – lutarei por uma Ucrânia independente”.

Então ele, me parece que foi sentenciado aos vinte anos. Depois houve uma poderosa revolta em Norilsk e muitas pessoas morreram lá. Tanques a esmagaram. Naturalmente, a revolta foi liderada pelo ramo da OUN-Norte, que operou em Norilsk (ou melhor, em três grandes campos do norte – Inta, Vorkuta, Norilsk) por vários anos. Vejam o nível de conspiração.
Processo do MGB número 149064
E Ihor Pronkin também entrou na liderança dessa rede. E quando a revolta foi esmagada, ele foi mortalmente ferido por um estilhaço de um obus do blindado...”

Ler mais sobre este caso em ucraniano.

Sem comentários: