sábado, junho 06, 2020

Líbia: colapso total do marechal Haftar

As forças do GAN retomaram o controlo sobre o aeroporto de Tripoli. Foto: Getty Images
Líbia viveu hoje o dia de virada total da situação. As tropas do Governo de Acordo Nacional (GAN) avançaram 200 km ao longo da costa, a cidade de Sirte se rendeu sem oferecer nenhuma resistência. As tropas de Khalifa Haftar se entregam ao governo e os municípios locais anunciam à sua lealdade ao GAN.
A retirada da Líbia dos mercenários russos, no fim do mês de maio de 2020
O GAN está começando a dominar áreas da Cirenaica e ainda não está claro se eles oferecerão qualquer resistência. A desintegração da estrutura militar de Haftar é muito ampla. Se o GAN conseguir tomar as cidades de Ras Lanuf e Brega no mesmo ritmo, Tripoli realmente assumirá o controlo da bacia de petróleo de Sirte, o que significa que cortarão Haftar de seu único recurso interno, o colocando na total dependência do exterior.

O Egito descartou a solução militar e pediu negociações gerais, de fa(c)to, sem condições prévias. O destino das 50 aeronaves estacionadas na base aérea de Al Jufrah ainda é desconhecido. Entre eles, podem estar cerca de seis MIG's russos, escreve o blogueiro militarista russo el-murid.
As tropas do GAN exibem enormes troféus. Entre eles os 4 mercenários russos. Estão em andamento as negociações sobre as condições da sua entrega ao Moscovo.

Sem comentários: