sábado, junho 06, 2020

Os truckers (camionistas de longo alcance) ucranianos nos EUA e Canadá

Um grande número dos truckers (camionistas de longo alcance) americanos e canadenses, é composto pelos ucranianos étnicos. Alguns deles nasceram nos EUA ou no Canadá, outros emigraram desde a década de 1980-90, mas em menos de uma geração alcançaram o sucesso, ingressando na classe média.
Ninguém esperava pelos ucranianos nos EUA ou no Canadá, ninguém lhes criava condições especiais ou quotas. Uma grande força de vontade, disciplina, capacidade de sacrifício fizeram com que graças ao seu esforço pessoal, eles estão bem na vida de forma emocional e financeira. Muitos deles começaram como simples motoristas, mas em pouco tempo compraram os camiões/caminhões por eles conduzidos, tornando-se os seus próprios patrões. Uma espécie de sonho americano realizado, que continua a existir para quem quer e gosta de trabalhar.
O tryzub (tridente) estilizado, onde o “dentre” central ganha a forma de espada é símbolo histórico da OUN-M (Organização dos Nacionalistas Ucranianos, da sua ala histórica e dita “moderada”, liderada, durante décadas, pelo coronel Andriy Melnyk).
As fotos Myron Bytz e History Diaspora.

Mas sem dúvida, entre o truckers ucranianos o camionista/caminhoneiro mais famoso é Vadym Dubovsky (nascido em 21 de abril de 1964 em Donetsk), além de ser motorista, ele é um cantor de ópera (barítono). Em 2014, Vadym ficou famoso como “camionista/caminhoneiro cantor” – o autor e intérprete de romances ucranianos e seus próprios poemas satíricos ao som de canções soviéticas. Ele grava seus vídeos enquanto dirige um camião/caminhão e os publica na Internet:

Sem comentários: