quarta-feira, junho 24, 2020

O Congresso Geral Grã-Ucraniano de Figuras Públicas e Cidadãos do Extremo Oriente

No dia 24 de junho de 1917, na cidade Mykolsk-Ussuriysky realizou-se o Primeiro Congresso Geral Grã-Ucraniano de Figuras Públicas e Cidadãos do Extremo Oriente russo.

Um ano depois, em abril de 1918, aqui foi estabelecido o Conselho Distrital Ucraniano de Mykolsko-Ussuriysky – órgão territorial do governo autónomo da população ucraniana do distrito de Mykolsk-Ussuriysky da região de Primorye em 1918–1922, um componente administrativo da República Ucraniana do Extremo Oriente. O conselho uniu a comunidade ucraniana, a Prosvita local, o sindicato ucraniano dos funcionários do Correio e Telégrafo e dos Professores ucranianos, realizou diversas atividades culturais e educacionais nas aldeias ucranianas da região.
Os ucranianos provenientes da Ucrânia Central, começaram emigrar para o Extremo Oriente siberiano em 1883, sensivelmente na mesma altura, quando os seus irmãos da Ucrânia Ocidental (Galiza Ucraniana) iniciaram a emigração para Brasil e Canada.

Nos últimos 20 à 30 anos a comunidade ucraniana local é alvo de uma assimilação acelerada, quer por razões naturais e objectivos, quer por razões mais políticas e subjectivas. Desde o início da Revolução de Dignidade de 2013-14 (movimento EuroMaydan), qualquer manifestação da vida política ucraniana é simplesmente impensável, embora as autoridades locais toleram as manifestações ucranianas puramente culturais. Ou seja, é possível dançar hopak, cantar as canções tradicionais ou fazer as feiras culinárias ou de artesanato, mas qualquer espécie de ação mais política imediatamente chama a atenção das autoridades e muitas das vezes é vítima da auto-censura dos próprios ucranianos locais.   
Faça click para ler mais: Emigração ucraniana na Sibéria
Actualmente, na cidade de Primorsk funciona o Centro de Cultura Ucraniana, responsável por dois eventos anuais em massa – a Feira Sorochynsky e o Festival Ucraniano de Cultura, realizado no Palácio da Cultura dos Trabalhadores Ferroviários. O centro é dirigido pela presidente do conselho da organização Tetiana Tkachenko:

Sem comentários: