terça-feira, outubro 21, 2014

Taiho, o yokozuna ucraniano (2)

O nosso blogue já tinha contado sobre o grande mestre de sumo, Koki Naya “Taiho” (大鵬幸喜), mas nunca é demais recordar que o yokozuna que ganhou a Taça do Imperador por 32 vezes é de origem ucraniana. Filho do pai ucraniano e da mãe japonesa, o jovem se chamava Ivan Boryshko (29 de maio de 1940 – 19 de janeiro de 2013).

A história da sua família espelha a história do século XX: migrações, guerras, ideologias totalitárias desumanas que disponham das vidas humanas ao seu belo prazer... E sem duvida a estória daria um ótimo filme.

O seu pai, Markian Boryshko, é natural da atual província de Kharkiv, a mãe, Kie Naya era japonesa. Fruto do seu amor, Ivan nasceu em 1940 na cidade de Sikuka (Poronaysk), na ilha de Sakhalina. Em 1945, quando todo o arquipélago foi ocupado pela URSS, a família foi separada para sempre: o pai preso pelo NKVD, a mãe e os filhos foram deportados para a ilha de Hokkaido.

Koki Naya se orgulhava das suas origens ucranianas e era um entusiasta da Ucrânia por muitos anos. Em janeiro de 2011 ele foi condecorado com a Ordem do Mérito do III Grau pela contribuição pessoal nas relações entre Ucrânia e Japão e pela promoção da imagem da Ucrânia no exterior.

Ler mais: Taiho Koki

As mulheres da Ucrânia

Nadia Savchenko, a piloto

Nikolai Polozov, um dos advogados russos de Nadia Savchenko, a aviadora ucraniana raptada por agentes do estado russo, diz que a detida está a ser sujeita à tortura do sono, no hospital psiquiátrico Serbsky (em Moscovo).

O método, claro, é um velho demónio conhecido pelos presos políticos de todo o mundo. Os campeões das amplas liberdades andam silenciosos, perante este escândalo (FONTE).

Amina Okueva, a franco-atiradora
Amina Okueva: Salvo Ucrânia!
Na cidade de Odessa, no bairro Suvorovsky, como a candidata ao deputado ao parlamento da Ucrânia, concorre a Amina Okueva, chechena étnica, a combatente e médica-salvadora do batalhão voluntário "Kyiv-2". Concorre pela mão do partido político "Setor da Direita".
"Novamente tenho": 17
(o trocadilho com o número do "Setor da Direita" nas listas eleitorais)
Ajuda dos santos


Na rua Velyka Zhytomyrska № 38, na cidade de Kyiv, foi concluído o trabalho mural chamado “São Jorge”, informa o portal ucraniano Nash Kiev

Sem comentários: