segunda-feira, outubro 06, 2014

Ucrânia e os seus voluntários chechenos

O exemplo dos chechenos que lutam nas fileiras das forças ucranianas contra a invasão russa, demonstra mais uma vez o erro de generalização. Realmente, não se deve confundir os mercenários seguidores do Kadyrov e os chechenos leais à República Ichkeria que encaram a defesa da Ucrânia como o seu dever aos ucranianos.

A longa entrevista do general do exército da República Chechena, Issa Munaev, actualmente o comandante do batalhão internacional voluntário “Djokhar Dudaev”, pode ser resumida às duas ideias simples:

Os irmãos ucranianos ajudaram nos quando mais precisávamos e agora nos viemos devolver o nosso dever. É preciso lutar pela Liberdade. A Liberdade não é dada de qualquer maneira”.
https://www.youtube.com/watch?v=6TnfWWxeGO8
A unidade internacional chechena participa em diversas operações na zona da OAT, nomeadamente na zona de Mariupol (na foto em baixo).

Ucranianos aniquilaram a coluna militar russa

Na noite de 2 à 3 de outubro, na auto-estrada N21, na direção da localidade Krasniy Luch, foi vista a coluna militar russa, composta por 13 tanques, 3 BTR, 6 canhões auto-propulsados, 8 sistemas “Grad”, 6 canhões T-30 e 5 camiões-cisterna (o relógio da câmara é propositadamente está errado).

Um grupo especial ucraniano se moveu para interceptar a coluna. Em resultado do combate foram aniquiladas 10 peças inimigas, o grupo, sem nenhuma perda, saiu do local. A coluna em questão poderia fazer parte dos reforços aos terroristas que continuam à atacar o aeroporto de Donetsk.

Recentemente, os terroristas da “rpd” receberam os reforços russos. Na cidade de Makeevka foram detectadas os diversos equipamentos militares que se moviam em coluna de cerca de 20 unidades. Os equipamentos e os mercenários chegaram, provavelmente, da federação russa, através da fronteira ucraniana, sob controlo dos terroristas.

Fonte:

Apesar disso tudo, o aeroporto de Donetsk continua em poder dos ucranianos. 

O já conhecido jornalista russo, Sergei Zenin, informa na sua reportagem: “Os feridos (russos) são trazidos cada 20-30 minutos”:

https://www.youtube.com/watch?v=46g_dd-rMaA

Sem comentários: