quarta-feira, abril 22, 2009

Mapa da Ucrânia de 1648

O mapa da Ucrânia, produzido pelo engenheiro francês Guillaume Le Vasseur de Beauplan em 1648. Beauplan produziu dois importantes mapas iniciais da Ucrânia, baseados em suas próprias observações e em suas cuidadosas medições astronômicas e topográficas.

O engenheiro francês Guillaume le Vasseur de Beauplan trabalhou no Reino da Polónia entre 1630 e 1647. Ele construiu fortificações na Ucrânia, cuja maior parte estava, então, sob o controle polaco, participou de batalhas com os Cossacos e Tártaros e, em 1639, viajou de barco pelo rio Dnipro (Dniepre para os portugueses). Beauplan produziu dois importantes mapas da Ucrânia que se baseavam em suas próprias observações, além das medições minuciosas astronómicas e topográficas. O seu mapa de 1648, aqui mostrado, foi publicado na cidade polaca de Gdansk, e inclui informações detalhadas sobre as áreas fronteiriças, incluindo as rotas e fortalezas tártaras. O mapa está orientado para o sul (tem que ser vista pelo contrário), na parte superior, uma característica dos mapas militares de países expostos a ataques provenientes do sul. O mapa foi gravado por Willem Hondius, o mais jovem membro da distinta família de ilustradores flamengos. Em 1651, Beauplan também publicou, em francês, Description d'Ukranie (Descrição da Ucrânia), uma importante fonte primária de informações sobre a Ucrânia, no século XVII.

O título do mapa no idioma original, latim, era “Delineatio Generalis Camporum Desertorum vulgo Ukraina, cum Adjacentibus Provinciis”, o mapa se encontra guardado na Biblioteca do Congresso e pode ser consultado aqui: http://hdl.loc.gov/loc.wdl/dlc.79

Sem comentários: