domingo, abril 26, 2009

Brasil reflecte a obra do Gogol

A Universidade de Brasília e a Embaixada da Ucrânia organizaram o evento “200 anos de nascimento do escritor Nikolai Gógol – obras e reflexões”, que foi realizado no dia 24 de Abril de 2009 em Brasília.

No evento estiveram presentes o Vice – Reitor da Universidade de Brasília, Professor João Batista de Sousa, o Embaixador da Ucrânia no Brasil Volodymyr Lákomov, o Professor de Teoria da Literatura da Universidade de Brasília Dr. Henryk Siewierski, entre outros.

Eis a palavra do Embaixador da Ucrânia no Brasil, Volodymyr Lákomov:

Prezados Senhores, Amigos,

Hoje comemoramos 200 anos do nascimento de Mykola Gogol (Hóholh), um grande escritor russo e ucraniano. Comemora a Ucrânia, comemora a Rússia, sob a égide da UNESCO celebra a Humanidade.

Também há actividades na terra natal do escritor, na Poltava, na terra antiga e muito especial. Lá foi se desenvolveu a história do povo ucraniano, crescia vitoriosamente o espírito cossaco, se forjava a dignidade ucraniana e se formava a tradição nacional.
Nascido como o ucraniano, Mykola Hóholh ficou conhecido mundialmente como o clássico russo. Hóholh escreveu em russo, mas pelo seu pensamento e sentimentos foi ucraniano. Acho um pouco ridículas todas as disputas sobre a quem pertence Hóholh hoje. Ele, sem dúvida, pertence à Ucrânia. Mas o seu trabalho, claro, pertence aos mais altos valores da cultura humana, e a cultura russa. Ele é o grande ucraniano, mas o seu trabalho realmente não conhece fronteiras e barreiras linguísticas.
Através das obras do Hóholh o mundo já quase 200 anos sabe o nosso país, as nossas tradições, espiritualidade, identidade e a alma dos ucranianos. Ao mesmo tempo ele abriu a Ucrânia não só para o mundo, mas antes o mundo para o povo da Ucrânia.
O Hóholh «obrigou os ucranianos a conhecer a sua nacionalidade», — afirmou Panteleimon Kulish, um dos clássicos da literatura ucraniana do século XIX. Mykola Hóholh ressuscitou na memória do povo cossaco a glória, o romantismo da Sich de Zaporizhzhya, a luta pela liberdade e a independência da Ucrânia. Uma imagem poderosa de Taras Bulba ficou para sempre como uma encarnação de heroísmo, coragem e sacrifício, um modelo de honra e valentia.
O Hóholh inspirou pelo amor à sua terra natal muitas gerações de escritores, compositores, cientistas, artistas, figuras públicas, pessoas honestas e sinceras. Seu trabalho hoje alimenta a cultura ucraniana, é a herança da humanidade.
A Ucrânia homenageia a memória de Mykola Hóholh.

O povo da Ucrânia será sempre grato a ele e se orgulhará dele como um dos queridos filhos.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Gabinete do Reitor
Assessoria de Assuntos Internacionais
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Reitoria – Asa Norte – Brasília – DF CEP: 70910-900
Telefones: (61) 3307-2654 e 3307-2036 – Fax: (61) 3274-2649 – e-mail: inter@unb.br

Sem comentários: