segunda-feira, abril 06, 2009

Ministro visita a comunidade ucraniana do Paraná

Ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, estará em Mallet no dia 07 de Abril para dar início as obras de restauro da Igreja São Miguel Arcanjo, a mais antiga igreja ucraniana do Paraná.

O trabalho para o restauro será coordenado pelo Instituto Arquibrasil, com o apoio do Iphan (Instituto de Património Histórico Nacional) e patrocínio da Caixa Económica Federal, num valor total estimado em um milhão e cem mil reais. Trata-se de projecto aprovado pelo Ministério da Cultura, já que a Igreja é tombada pelo Património Histórico Estadual. Para o deputado federal Ângelo Vanhoni, que possibilitou o diálogo da comunidade ucraniana com o Ministério da Cultura, “o reconhecimento do governo federal à tradição do povo eslavo contribui para a construção permanente da memória e o apoio para a diversidade cultural do país.”

As igrejas ucranianas são o símbolo mais expressivo da cultura e resistência desse povo. Construída na Serra do Tigre pelos ucranianos a partir de 1899 e inaugurada em 1903, a igreja São Miguel Arcanjo tem em sua arquitectura a expressão dos valores dos descendentes. As paredes são triplas, onde a madeira foi encaixada com pouco uso de pregos. Apresenta no interior, pinturas com imagens de São Nicolau, Nossa Senhora, São José e outros. E no altar, fica a imagem de São Miguel Arcanjo, com tecidos bordados com desenhos em estilo ucraniano, que também cobrem as mesas. Além da construção de madeira de araucária, típica paranaense, a cultura é preservada na igreja, através da religiosidade e vida social que a rodeia, com suas tradições. A língua ainda é ali ensinada e praticada por alguns membros da comunidade. Uma das principais características da missa católica em rito bizantino é que ela é celebrada de costas para os fiéis e na língua do país de origem dos imigrantes, a ucraniana. Em Curitiba, como homenagem aos ucranianos, em 1995, foi inaugurado o Memorial Ucraniano, com uma réplica da Igreja de São Miguel Arcanjo.

Roteiro turístico eslavo

Estuda-se actualmente junto ao Ministério do Turismo, a consolidação de um projecto para criar o roteiro turístico eslavo no Paraná. Além das igrejas típicas ucranianas e polonesas, as manifestações culturais de dança folclórica, artesanato e rica a gastronomia, a região sul do Paraná que abriga os municípios colonizados pelos eslavos, também possui como atractivo suas belezas naturais. Em Prudentópolis, são mais de 50 cachoeira, e ali nasce o rio de maior extensão do Paraná, Rio Ivaí. Ainda há em toda a região, grutas, morros, pesque pagues, recantos, sítios e cantinas. Além da possibilidade de apreciar as exuberantes construções no estilo europeu deixadas pelos colonizadores, podendo ser vistas em casas, estabelecimentos comerciais, moinhos, escolas, entre outros. Ângelo Vanhoni reconhece e defende que o diferencial da região é o sincretismo da cultura com a natureza. “O potencial turístico da região está calcado na identidade cultural eslava que se apropria da natureza para celebrar seus antepassados e valores.”

Sem comentários: