segunda-feira, abril 13, 2009

Ucraniana assassinada nos EUA

No dia 6 de Abril deste ano, um emigrante vietnamita perpetuou o massacre no Centro Comunitário (American Civic Association) da cidade de Binghamton, estado da Nova Iorque. Em resultado morreram 13 pessoas, entre eles a ucraniana Maria Zobniw.

Uma funcionária em tempo – parcial a Maria Zobniw deveria ter um dia de folga, mas uma chamada do Centro, pediu a sua ajuda e Sra. Maria veio a ajudar.

Maria Zobniw de 60 anos de idade, era o “coração e a alma da sua família” e a “pedra basilar da Comunidade ucraniana local”, diz a sua filha Zoriana Zobniw Nehrebeckyj.

Durante quarto décadas, Maria Zobniw era a presidente da Liga das Mulheres Ucranianas de Binghamton e a secretária do Comité Congressista Ucraniano da América (Ukrainian Congress Committee of America). Ela organizava o Festival Étnico, içada a bandeira ucraniana no Dia da Independência da Ucrânia, fazia as palestras sobre a arte ucraniana de pintar os ovos (pysanky) e arte ucraniana em geral.

Maria Zobniw nasceu no campo de refugiados ucranianos após a II G.M. na Alemanha, a sua família mudou-se para os EUA quando ela teve 4 anos. A família morava em Binghamton no bairro ucraniano de First Ward. Ela era o membro da Igreja Católica Ucraniana do Sagrado Coração, estudava na Escola Católica Secundária Central de Seton e foi graduada pelo Colégio Harpur (agora Universidade de Binghamton).

As doações em memória da Maria Zobniw podem ser feitas em nome da Ukrainian Women’s League of America, Ukrainian Congress of America ou Ukrainian School Curriculum Fund.

Ver & ler mais sobre o assunto:

Recordando Maria Zobniw (Vídeo)
A filha recorda a sua mãe pela Chrystia Zobniw
A ultima entrevista com Maria Zobniw (Vídeo)
A look at victims of the Binghamton, NY, shootings
A comunidade ucraniana recorda Maria Zobniw (Artigo) & Vídeo
Binghamton Remains in Mourning (Article with Video)

Importante: Desde 2008 Binghamton comemora o dia 21 de Maio como o Dia de Memória do Genocídio Ucraniano.

Fonte, foto, links do nosso amigo Andrew (Canada):
http://www.ukrcdn.com

Sem comentários: