quinta-feira, abril 09, 2009

Os cossacos modernos em Londres

A página dos adeptos ucranianos de futebol Ultras, conta a história do jogo Inglaterra – Ucrânia (Ucrânia não ganhou por 2:1, golo do Andriy Shevchenko), importante para o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2010.

Os ucranianos conseguiram comprar todos os 3.000 bilhetes, à que tinham o direito pela quota oficial da FIFA. Isso apesar do preço nada módico de 65 Euros, a não esquecer que o país está em crise económica profunda...

Na entrada para o estádio, os britânicos não deixaram entrar o banner de 2x3 metros, argumentando a sua decisão com a frase "It's too big!", também não deixaram entrar o banner realmente grande, 9x15, patrocinado pela representante da Ucrânia na Eurovisão, Svitlana Loboda. Mas após o jogo, toda a propriedade privada dos adeptos foi devolvida aos seus legítimos donos, democracia secular é isso!

Os adeptos britânicos e ucranianos não eram separados fora do estádio, não há necessidade disso no país que possui 20% das câmaras CCTV do mundo. Muitos dos ucranianos da Diáspora, cantaram, respeitando os hinos dos dois países, do seu país da nascença e a terra do coração.

A sociedade britânica é super – regrada, até o homem do tambor recebeu a crachá especial "Official drummer", tinha que fornecer os seus dados pessoais, recebendo as instruções quando pode tocar o tambor e quando não deve.

No dia a seguir o jogo, o tal banner grande de 9x15, que pesava cerca de 15 kg, foi colocado na ponte sobre o rio Tamisa. A polícia londrina é muito eficiente e corre muito rapidamente. Dois rapazes levaram o aviso policial por escrito. Depois o banner foi recortado pelos seus donos, a parte superior, com o brasão ucraniano viajou até a Ucrânia e será exibida nos próximos jogos da Selecção.

Fonte:
http://ultras.org.ua/00484.html

Mais fotos dos jogos da selecção:
http://ultras.org.ua/photo/ukraine_eng.php

Sem comentários: