quinta-feira, fevereiro 08, 2018

Síria: exército americano mata entre 30 à 35 mercenários russos

O recente raide aéreo, efetuado pelo exército dos EUA na localidade de Khasham/Khusam e nos arredores do campo de gás de Conico, com auxílio de aviação (AC-130, F-15; F-22; helicópteros Apache e Raptors) e da artilharia do corpo da marinha dos EU), matou, no mínimo 30-35 mercenários russos, embora alguns dados apontam as baixas até três vezes maiores, entre mercenários mortos e feridos.
A posição oficial americana
Como escreve o blogueiro militarista russo el-murid, a “batalha” entre as forças governamentais sírias, reforçadas pelos blindados, artilharia, acompanhados pelo contingente de mercenários russos e possivelmente até as forças especiais russas, na realidade foi a sua completa e impiedosa aniquilação pelo exército americano.
O alegado spetsnaz russo em Deir ez-Zor, 2018
As diversas fontes abertas chegaram à escrever sobre o aparecimento dos militares russos na base aérea de Hmeimim e a sua concentração na cidade de Deir ez-Zor. Naturalmente a inteligência dos EUA possuía estes dados, o que permitiu alvejar a coluna atacante russo-síria, que tentou atacar uma base curda com a presença de conselheiros e instrutores americanos, de forma que poucos atacantes conseguiram escapar com a vida. Para já não se percebe muito bem o plano das forças russo-sírias, possivelmente estes pretendiam efetuar uma rápida operação para possibilitar ao regime de Damasco o controlo de mais um pedaço do território sírio, desta vez na margem esquerda do rio Eufrates, sob controlo efetivo das forças curdas da SDF/FDS.
Possivelmente, nos próximos dias e semanas vamos receber as fotos e vídeos do local da aniquilação da coluna russo-síria, contando que a imprensa regional russa poderá publicar os nomes dos mercenários e militares russos que foram aniquilados nessa operação (ler mais em inglêsfonte 2).

Bónus

As forças do Daesh/EI começaram usar em combates de rua as mulheres combatentes, possivelmente são membros da sua polícia militar, contingente feminino da qual, em 2014-16, perfazia mais de 2,5-3.000 efetivos.

Sem comentários: