terça-feira, setembro 29, 2015

Made in Ucrânia: pistola automática Vulkan-M “Malyuk”

Ucrânia apresenta a sua nova pistola automática Vulkan-M “Malyuk”, o desenvolvimento do projetoVepr(2003) eVulkan(2010). “Malyuk” é mais leve e possui o recuo da coronha mais suave em relação ao AK e é mais barato do que “Tavor TAR-21” / “Fort 221”.
A pistola automática “Malyuk” foi pensada como o projeto de modernização das soviéticas AKM e AK-74, mas após as mudanças construtivas, a arma ucraniana tornou-se uma construção original.

Vulkan-M “Malyuk” é construído no esquema “bullpup” o que permite montar na arma diversos dispositivos ópticos e mecânicos adicionais – mira, pegas, bipé, silenciador, visão noturna ou termovisor.
O design da pistola automática é adequado tanto para os destros, quando aos canhotos, permitindo uma fácil e rápida troca de carregadores. Além disso, a durabilidade do cano de arma é superior em dobro à durabilidade do cano do AK, através da utilização optimizada da energia dos gases de pólvora e do sistema de convecção de remoção do calor.
Vulkan-M "Malyuk" com pega táctia, termovisor, silenciador e mira laser
Além disso, Vulkan-M “Malyuk” possui um recuo automático menor do que AK e é possível manobra-lo com uma só mão, destravando a trava de segurança, disparar, mudando os carregadores e recarragando a arma.
https://www.youtube.com/watch?v=TOr5KiXKQto
O fabrico de variante militar da arma em breve será iniciada na Fábrica de Krasyliv (Kyiv),  a variante civil será fabricada na Corporação industrial Electron de Lviv.
https://www.youtube.com/watch?v=NFec2mxaeBc
Calibre: 5,45 mm
Munição: 5,45 х 39 mm / 1974
Peso: 3,2 kg (sem carragador)
Cumprimento total: 702 mm
Cumprimento do cano: 415 mm
Taxa de fogo: 650-700 disparos por minuto
Alcance efetivo: 1000 metros
Carregadores: 10 cartuchos (de AKS-74UB), 10 cartuchos (de AKS-74U), 30 cartuchos (de AK-74), 45 cartuchos (de RPK-74)

Sem comentários: